Terminou este domingo o Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf versão 2024.
As direitas da histórica Praia do Cabedelo, que pelo terceiro ano consecutivo recebeu a abertura de campanha, coroaram Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, novos líderes dos rankings nacionais, bem como do sub-troféu Allianz Triple Crown.
Aos 24 anos de idade, Teresa arrecadou a 25ª vitória na competição que define os títulos máximos do surf nacional, repetindo o triunfo registado na Figueira da Foz em 2020, enquanto Tomás colocou o ponto final numa longa seca de vitórias na Liga MEO Surf.
Fernandes já não conhecia o sabor da vitória desde o evento do Porto/Matosinhos de 2019, ano em que sagrou-se vice-campeão nacional.
Neste dia final no Cabedelo, já com a prova em fase 'man-on-man', Tomás Fernandes começou a jornada com um triunfo sólido diante Arran Strong nos quartos-de-final.
Na ronda seguinte, houve duelo entre dois dos surfistas em maior evidência ao longo do evento figueirense. Tomás Fernandes e Luís Perloiro mediram forças, com a vitória a sorrir a Tomás, numa bateria decidida com pontuações combinadas abaixo dos 10,00 pts.
Na final, o vice-campeão nacional Open de 2019 encontrou-se com o jovem Tiago Stock, que continua a dar nas vistas neste início de ano.
Depois da surpreendente vitória no tubular Capítulo Perfeito, onde veio dos trials até à vitória final, desta feita Stock atingiu pela primeira vez a final de uma etapa da Liga MEO Surf, onde nunca tinha marcado presença numa fase 'man-on-man'. Tudo isto com apenas 18 anos de idade.
O também jovem João Roque de Pinho e Guilherme Fonseca foram os surfistas eliminados pelo 'Tigre' nos quartos e meias-finais, respetivamente.
Na final, pese embora tudo tenha feito para derrotar Tomás Fernandes, este foi mais forte. Com novo desempenho bastante sólido, Tomás comandou a final desde o início, fechando a bateria com o score combinado de 14,35 pts face aos 11,80 pts somados por Tiago Stock.
“Estou super contente por ganhar, sobretudo por já terem passado uns anos. Sinto que tive uma boa prestação ao longo do campeonato todo. Já tinha feito umas meias-finais na Figueira. Estiverem boas ondas durante o campeonato, por isso fico muito contente por ganhar aqui. O Tiago Stock é um miúdo com um grande potencial, parabéns a ele pelo campeonato que fez. Agora quero chegar ao Porto e disputar o campeonato, e acima de tudo, mostrar o meu surf", afirmou o inédito campeão do Allianz Figueira Pro.
No setor feminino, Teresa Bonvalot começou o dia a vencer Maria Salgado, Francisca Veselko (campeã nacional em título) e Mafalda Lopes na ronda 3. Eliminada nesta fase, Kika Veselko falhou uma quarta final consecutiva no Allianz Figueira Pro.
Depois, seguiu-se um duelo entre 'veteranas' e antigas campeãs nacionais, com Teresa a defrontar e a bater Carolina Mendes.
Na outra meia-final, tivemos um confronto entre a nova geração do surf português feminino. Maria Salgado foi batida por Gabriela Dinis, que vinha a ser a surfista em maior destaque, protagonizando vários scores combinados robustos e a melhor onda de todo o campeonato (9,00 pts).
No entanto, na bateria de todas as decisões, Gabi não conseguiu repetir a vitória alcançada há um ano nas direitas do Cabedelo.
A final foi bastante equilibrada. Gabriela Dinis foi mais forte na primeira metade, enquanto Teresa Bonvalot deu a volta ao texto na segunda fase do heat.
Até aos últimos instantes, as duas surfistas estavam separadas por apenas 0,5 pts. Na última onda surfada, Bonvalot fez a melhor pontuação da bateria (7,00 pts) e distanciou-se, fixando o score de 13,10 pts contra os 11,85 de Gabriela Dinis.
“Tenho muito boas memórias da Figueira da Foz. Gostei muito de cá vir e, normalmente, apanhamos altas ondas. Uma vez mais, a Figueira deu-nos o melhor de si. Consegui surfar bem nas ondas que apanhei, mas foi um heat meio estranho e confuso em que nos enrolámos numa onda. Tentei fazer o melhor surf e depois, mais perto do final, consegui apanhar a melhor onda da bateria, o que acabou por fazer a diferença. Saio daqui com um boost de confiança para as etapas que aí vêm", disse Teresa Bonvalot, que já esta semana irá competir no Caparica Surf Fest, derradeira etapa do QS regional europeu 2023/2024.
Abertas as hostilidades, a Liga MEO Surf regressa já em abril, com o Somersby Porto Pro, que vai disputar-se entre os dias 12 e 14 do próximo mês.
Resultados finais:
Final masculina: Tomás Fernandes 14,75 x Tiago Stock 11,80 pontos
Final feminina: Teresa Bonvalot 13,10 x Gabriela Dinis 11,85 pontos
Best Wave: Gabriela Dinis, 9,00 pontos
Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 16,50 pontos
Waversby Round: Tomás Fernandes, 14,50 pontos
Go Chill Expression Session: Halley Batista e Francisca Veselko
Waikiki Junior Award: Jaime Veselko
Figueira da Foz Best Surfer: Ivo Cação
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram