A conta-gotas assim tem decorrido o Margaret River Pro, quinta etapa do circuito mundial de surf de 2024 e que é decisiva quanto ao cut.
Isto porque a prova australiana tem avançado com jornadas competitivas muito curtas em face das condições verificadas.
Desta feita, a maré cheia e o forte vento onshore impossibilitaram a realização de todo o programa delineado para o dia, que contemplava os oitavos-de-final referentes ao setor masculino.
Como tal, apenas quatro das oito baterias em agenda foram disputadas.
Depois de uma breve passagem na véspera pelas esquerdas do pico alternativo de Southside, o evento que decorre no Oeste australiano regressou às direitas do famoso Main Break de Margaret River.
Logo bem cedo pela manhã, a jornada começou com um empolgante duelo entre dois antigos campeões mundiais: o havaiano John John Florence e o brasileiro Gabriel Medina.
O heat não defraudou as expectativas, com a incerteza quanto ao vencedor a predominar até ao fim. John John acabou por levar a melhor com uma onda surfada já nos instantes finais, que permitiu operar a reviravolta, deixando fora de combate o campeão em título do Margaret River Pro.
Medina foi eliminado por apenas 0,24 pts, tendo sido mesmo o autor da melhor onda da bateria (7,83 pts).
Depois, seguiu-se o duelo entre Samuel e Miguel Pupo. Um heat duro para os manos Pupo, pois quem saísse derrotado ficava desde logo fora da elite mundial, na sequência do cut.
Com o score combinado de 13,00 pts, Samuel bateu Miguel, que não foi além dos 10,10 pts. Desta forma, o Pupo mais novo continua a sonhar com a permanência no CT, sendo que nos quartos-de-final terá pela frente John John Florence.
Já Miguel Pupo terminou aos 32 anos de idade um percurso na divisão máxima do surf mundial que já perdurava desde o distante ano de 2011.
Na penúltima bateria do dia, Griffin Colapinto, líder do ranking mundial e que na ronda anterior tinha atirado Kelly Slater para fora do CT, venceu de forma tranquila o marroquino Ramzi Boukhiam.
Griffin marcou encontro com o surpreendente George Pittar, que continua a dar nas vistas nesta perna 'aussie'.
O jovem surfista australiano de 21 anos, que está a substituir o lesionado João Chianca, deu espetáculo na vitória sobre o compatriota Liam O'Brien.
GP fez o melhor score combinado da jornada (15,90 pts), bem como a melhor onda do dia (9,00 pts) para assim atingir pela primeira vez os quartos-de-final de uma etapa do circuito mundial de surf.
A seguir este duelo 100% australiano, a ação foi interrompida, estando por disputar a restantes quatro baterias dos oitavos-de-final, onde a luta pela fuga ao cut promete aquecer.
Neste momento, cinco surfistas estão a lutar pelas três vagas ainda em aberto.
Na quinto bateria dos 'oitavos', caso o havaiano Seth Moniz derrote o australiano Ethan Ewing assegura desde logo lugar dentro do cut.
Em situação de derrota, Moniz é despromovido ao circuito Challenger Series em detrimento de Samuel Pupo. Provisoriamente, Seth ocupa o último lugar acima do cut em situação de empate com Pupo, mas o desempate é favorável a Samuel.
No heat seguinte, o brasileiro Caio Ibelli defronta o sul-africano Jordy Smith ('carrasco' de Frederico Morais na ronda 3) e está obrigado a triunfar para continuar a acalentar esperanças de fuga ao cut.
Dentro da equação, estão ainda o australiano Connor O'Leary e o brasileiro Yago Dora, surfistas já eliminados do Margaret River Pro e que provisoriamente encontram-se na 20ª e 21 posições do ranking, respetivamente.
Connor tem a sua situação resolvida caso Seth Moniz ou Caio Ibelli sejam eliminados nos oitavos-de-final, enquanto Yago Dora necessita da eliminação de ambos.
Contas para provavelmente fazer este sábado. A chamada em Margaret River está marcada apenas para as 6h45 (hora de Portugal continental) para um potencial início de ação às 7h03.
Conforme as previsões já apontavam, o evento só será concluído no domingo, último dia da janela de espera.
Resultados oitavos-de-final:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 13.90 DEF. Gabriel Medina (BRA) 13.66
HEAT 2: Samuel Pupo (BRA) 13.00 DEF. Miguel Pupo (BRA) 10.10
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 12.07 DEF. Ramzi Boukhiam (MAR) 8.33
HEAT 4: George Pittar (AUS) 15.90 DEF. Liam O'Brien (AUS) 8.84
Heats restantes:
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) vs. Caio Ibelli (BRA)
HEAT 7: Jake Marshall (USA) vs. Imaikalani deVault (HAW)
HEAT 8: Italo Ferreira (BRA) vs. Jack Robinson (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram