Foi preciso aguardar pelo último dia do período de espera do Margaret River Pro para conhecermos os vencedores da quinta etapa do CT versão 2024, que concluiu a perna 'aussie', bem como os nomes de todos os surfistas que ficam acima ou abaixo do cut.
O evento disputado no Oeste australiano terminou com os triunfos do local Jack Robinson e da havaiana Gabriela Bryan, com o duo norte-americano Griffin Colapinto e Caity Simmers a manter-se de licra amarela na chegada à segunda fase da época, que começa em maio no Taiti.
Para 'Robbo', esta foi a segunda vitória da presente temporada, já tinha vencido em Sunset Beach, sendo que foi o sétimo triunfo da carreira na divisão máxima do surf mundial.
Já Gabriela Bryan conquistou pela primeira vez uma etapa do circuito mundial de surf, vingando a final perdida no Main Break em 2022. Curiosamente, o ano em que Robinson estreou-se a ganhar na West Oz.
Em Margaret River, o dia das finais foi longo, com algumas doses de drama por causa das contas do cut e até teve direito a uma nota máxima, mas já lá vamos.
Este domingo, Jack teve de surfar quatro baterias até sair da água em ombros, numa jornada em que voltou a mostrar toda a valia do seu surf, disparando vários scores combinados robustos e notas de excelência.
Tudo começou com a vitória diante do brasileiro Ítalo Ferreira nos oitavos-de-final. Um prenúncio de como viria a acabar o dia, pois Robinson também derrotou o campeão mundial em 2019 no dia das finais do Hurley Pro Sunset Beach.
Depois, Jack Robinson tornou-se num verdadeiro pesadelo para os surfistas havaianos. Primeiro, Jack bateu Imaikalani deVault nos quartos-de-final, seguindo-se a vitória sobre Seth Moniz nas meias-finais. Seth que tinha garantido lugar dentro do cut ao derrotar o vice-campeão mundial Ethan Ewing nos 'oitavos'.
Na bateria de todas as decisões, 'Robbo' dividiu o lineup do Main Break com John John Florence, naquela que foi a reedição da final de 2022. O desfecho acabou por ser o mesmo, dando assim continuidade à seca de triunfos de John John na elite mundial, onde já não vence desde a temporada de 2020/2021.
A final foi de excelência com Robinson a superiorizar-se com o score combinado de 17,27 pts face aos 16,04 pts de Florence.
O bicampeão mundial de surf não gritou vitória, mas foi o protagonista de um dos grandes momentos do dia ao fazer uma nota máxima (10,00 pts), a 17ª da carreira no CT. Tudo aconteceu no triunfo sobre o surpreendente George Pittar nas meias-finais.
O jovem surfista australiano chegou pela primeira vez às meias-finais de uma etapa do CT após a surpreendente vitória sobre Griffin Colapinto, atual líder do ranking mundial.
Antes, nos 'quartos', John John deixou o brasileiro Samuel Pupo pelo caminho, o que ditou o afastamento deste do circuito mundial de surf pelo segundo ano consecutivo devido ao cut. Isto quando na ronda anterior, Samuel tinha atirado o irmão Miguel Pupo para fora do CT.
Para além de Seth Moniz, dados os resultados verificados com as eliminações de Samuel Pupo e Caio Ibelli, o brasileiro Yago Dora e o australiano Connor O'Leary também garantiram lugar acima do corte neste dia final em Margaret River.
No evento feminino, Gabriela Bryan iniciou a campanha batendo a australiana India Robinson, o que permitiu assegurar a vaga dentro do corte e liquidando esse mesmo objetivo de India.
Nas meias-finais, a surfista de 22 anos suplantou a costarriquenha Brisa Hennessy, marcando assim encontro com a rookie norte-americana Sawyer Lindblad, numa final entre duas surfistas da nova geração.
Ao atingir a final do Margaret River Pro, estreou-se como finalista em etapas do CT, a vice-campeã mundial Júnior da WSL em 2022 superou o cut, ela que chegou a Margaret River abaixo da linha de salvação.
Um objetivo alcançado às custas de duas grandes figuras do surf feminino australiano: Sally Fitzgibbons e Tyler Wright.
Sawyer derrotou Sally nos quartos-de-final. Desta forma, Fitzgibbons, eterna candidata ao título mundial, foi novamente 'cortada' do circuito mundial de surf. O mesmo acontecendo com outra veterana de guerra e também antiga vice-campeã do mundo, a norte-americana Lakey Peterson.
Para garantir lugar na final, Lindblad levou a melhor sobre Tyler Wright, a 'carrasca' de Caity Simmers nos 'quartos'. Na final, Gabriela Bryan foi mais forte com a pontuação combinada de 15,93 pts face aos 13,94 pts da oponente.
Definidos os 22 surfistas masculinos e 10 surfistas femininos que seguem para a segunda metade da temporada, o circuito mundial de surf tem regresso agendado para dentro de um mês.
A realizar na pesada e tubular onda de Teahupoo, mas não em agosto como é habitual, o Tahiti Pro tem o período de espera de 22 a 31 de maio.
Para alguns tops mundiais, este será o ensaio geral para o prova olímpica de surf, a disputar no verão na famosa arena taitiana.
Resultados final feminina:
1ª Gabriela Bryan (HAW) 15.93
2ª Sawyer Lindblad (USA) 13.94
Resultado final masculina:
1º Jack Robinson (AUS) 17.27
2º John John Florence (HAW) 16.04
Resultados meias-finais feminino:
HEAT 1: Gabriela Bryan (HAW) 11.90 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 11.17
HEAT 2: Sawyer Lindblad (USA) 16.57 DEF. Tyler Wright (AUS) 10.30
Resultados meias-finais masculino:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 18.40 DEF. George Pittar (AUS) 14.87
HEAT 2: Jack Robinson (AUS) 14.33 DEF. Seth Moniz (HAW) 13.70
Resultados quartos-de-finais feminino:
HEAT 1: Gabriela Bryan (HAW) 14.03 DEF. India Robinson (AUS) 12.06
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC) 12.50 DEF. Molly Picklum (AUS) 11.80
HEAT 3: Tyler Wright (AUS) 12.66 DEF. Caitlin Simmers (USA) 11.90
HEAT 4: Sawyer Lindblad (USA) 12.67 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 12.17
Resultados quartos-de-final masculino:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 16.26 DEF. Samuel Pupo (BRA) 14.17
HEAT 2: George Pittar (AUS) 16.83 DEF. Griffin Colapinto (USA) 11.17
HEAT 3: Seth Moniz (HAW) 15.90 DEF. Jordy Smith (RSA) 15.17
HEAT 4: Jack Robinson (AUS) 15.43 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 14.43
Resultados oitavos-de-final masculino:
HEAT 1: John John Florence (HAW) 13.90 DEF. Gabriel Medina (BRA) 13.66
HEAT 2: Samuel Pupo (BRA) 13.00 DEF. Miguel Pupo (BRA) 10.10
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 12.07 DEF. Ramzi Boukhiam (MAR) 8.33
HEAT 4: George Pittar (AUS) 15.90 DEF. Liam O'Brien (AUS) 8.84
HEAT 5: Seth Moniz (HAW) 14.67 DEF. Ethan Ewing (AUS) 13.44
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) 14.27 DEF. Caio Ibelli (BRA) 7.34
HEAT 7: Imaikalani deVault (HAW) 14.30 DEF. Jake Marshall (USA) 12.33
HEAT 8: Jack Robinson (AUS) 15.13 DEF. Italo Ferreira (BRA) 11.87
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram