Quis o emparelhamento do Margaret River Pro que houvesse cruzamento dos caminhos dos manos Pupo nos oitavos-de-final da quinta etapa do CT versão 2024.
Esta foi a segunda ocasião em que ambos mediram forças num heat 'man-on-man' de uma etapa do circuito mundial de surf.
A estreia do duelo familiar até aconteceu por cá, na ronda 3 do MEO Pro Portugal de 2022, com Miguel a levar a melhor sobre o então rookie Samuel.
Agora, no Oeste australiano, os irmãos voltaram a dividir o lineup, mas para um duelo com uma elevada carga emocional à volta, uma vez que quem perdesse ficava automaticamente fora do CT, na sequência do cut que acontece após esta etapa.
Após 35 minutos de bateria no famoso Main Break de Margaret River, Samuel venceu Miguel, despromovendo este ao circuito Challenger Series.
Miguel Pupo terminou aos 32 anos de idade um percurso no CT que tinha sido iniciado no já distante ano de 2011. Samuel contabilizava apenas 10 primaveras quando o Pupo mais velho efetuou a estreia na divisão máxima do surf mundial.
"Sem ele, não seria de perto quem sou hoje em dia. Talvez nem surfasse. Foi tudo por sua causa. Por isso, sinto a derrota como se fosse minha", referiu o mais novo dos Pupo, visivelmente emocionado.
O surfista de 23 anos continua a perseguir o objetivo de manter-se na elite mundial, pelo que está em cima da mesa o cenário dos irmãos deixarem o CT.
Sobre o futuro de Miguel, Samuel deixa a garantia. "Vai regressar. Estava a sorrir quando saiu da água. Parece que tinha sido o vencedor da bateria. Isso só mostra o quão forte é, mas continua a doer bastante", assegura o rookie do ano no CT 2022.
Já Miguel Pupo, reagiu à saída da elite mundial através de um publicação na sua conta oficial na rede social Instagram.
"Sabíamos que seria um dia difícil para a nossa família, mas a história ainda não acabou e esse foi só mais um capítulo. Orgulhoso de ti, Samuel", referiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram