Depois da conclusão dos quartos-de-final referentes ao setor masculino, o dia das finais do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do CT 2024, prosseguiu com a realização das meias-finais da prova feminina.
As ondas de Supertubos foram palco de dois embates entre surfistas da velha guarda do circuito mundial de surf.
O desfecho desses duelos ditou que a prova portuguesa terá uma vencedora inédita, pelo que ainda não será desta que alguém vai bisar na Capital da Onda.
Das antigas campeãs em Peniche, a brasileira Tatiana Weston-Webb era a única surfista ainda em competição.
Isto depois das eliminações da campeã em título Caitlin Simmers (ronda 3) e de Caroline Marks (quartos-de-final). Já a consagrada Carissa Moore (vencedora em 2010) e Coco Ho (campeã em 2009) não estiveram em prova.
Tati (campeã em 2022) foi eliminada pela australiana Tyler Wright no primeiro heat das meias-finais. O duelo, com trocas de liderança, foi bastante equilibrado durante os 35 minutos de duração.
No final, a balança acabou por pender a favor da bicampeã mundial de surf (2016 e 2017), com o score combinado de 13,36 pts face aos 11,30 pts somados pela campeã do mundo ISA em 2023.
Desta forma, a surfista sul-americana alcançou o terceiro lugar no evento, a sua melhor classificação na presente temporada até ao momento.
No heat onde está em jogo o triunfo no MEO Rip Curl Pro Portugal, a mana de Mikey e Owen Wright dividirá o lineup dos Super com Johanne Defay.
Na segunda meia-final, a competidora gaulesa bateu a norte-americana Lakey Peterson, algo que já não acontecia numa fase 'woman-on-woman' de uma etapa do CT desde o distante ano de 2015.
Johanne liderou a contenda desde a fase inicial, fechando o confronto com 14,54 pts, o melhor score combinado da ronda. À pontuação mais robusta, juntou ainda a melhor onda (7,67 pts).
Já Lakey Peterson, que bem tentou contrariar o domínio da francesa, averbou 11,93 pts, pelo que deixa novamente Peniche sem a vitória no bolso.
Para Tyler Wright e Johanne Defay, esta será a primeira final do ano. Nos duelos entre ambas em fase 'woman-on-woman' no CT, o histórico é claramente favorável a Wright com uma dúzia de triunfos face a apenas cinco vitórias de Defay, a última das quais data de 2021 em Narrabeen, na Austrália.
Entretanto, após a conclusão das meias-finais femininas, a ação foi interrompida em Supertubos, de modo a aguardar pela mudança da maré, que se encontra a vazar.
A próxima chamada está marcada para as 14h30 (hora de Portugal continental) para um potencial reinício de competição às 15h00, com as meias-finais do setor masculino, onde teremos um vibrante confronto entre Gabriel Medina e Griffin Colapinto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram