Está em pleno andamento o dia das finais do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024 e a única que é disputada no continente europeu.
Neste sábado, derradeiro dia do período de espera, a jornada em Supertubos começou com a realização dos quartos-de-final referentes ao setor masculino.
Ronda em que Gabriel Medina deu continuidade ao show que tem vindo a protagonizar desde que a prova lusa regressou ao mais famoso beach break do Oeste luso após passagem pelo Molhe Leste.
Na terceira bateria dos 'quartos', Medina brilhou bem alto, com o seu jogo aéreo a estar novamente em evidência. No duelo com o italiano Leo Fioravanti, o três vezes campeão mundial de surf fez o score combinado de 18,00 pts em 20 possíveis, graças a duas notas 9.
Uma performance demolidora a abrir este dia de todas as decisões, pese embora a boa réplica dada por Fioravanti, com 14,13 pts somados. Neste bonito confronto, o surfista italiano também exibiu o seu arsenal de aéreos.
Desta forma, Gabes marcou encontro com Griffin Colapinto nas meias-finais do MEO Rip Curl Pro Portugal, um duelo que certamente fará vibrar o muito público que acorreu este sábado a Supertubos.
Na quarta e última bateria dos quartos-de-final, Griffin não deslumbrou, mas fez o suficiente para levar a melhor sobre o wildcard francês Joan Duru, que vinha a dar muito boa conta de si na etapa penichense.
Medina e Colapinto, dois antigos vencedores do evento, vão assim reeditar o duelo ocorrido em Supertubos no ano passado.
Na altura, os dois surfistas mediram forças nos oitavos-de-final. A vitória ficou na posse do competidor norte-americano, mas em confrontos 'man-on-man' em etapas do CT a vantagem está do lado do surfista brasileiro, com quatro triunfos.
Griffin Colapinto é um dos dois atletas que procura roubar a licra amarela ao havaiano John John Florence, eliminado nos oitavos-de-final.
O outro surfista é o australiano Ethan Ewing, também apurado para as meias-finais, depois de ter batido o marroquino Ramzi Boukhiam.
O vigente vice-campeão do mundo irá medir forças com o rookie norte-americano Crosby Colapinto. Na bateria inaugural do dia, o mano de Griffin venceu o compatriota Jake Marshall, que vinha de eliminar Jordy Smith e John John. Assim, Crosby meteu-se pela primeira vez nas meias-finais de uma etapa do circuito mundial de surf.
Com os manos Colapinto em partes opostas do quadro, está assim em aberto a possibilidade de termos uma final em família neste MEO Rip Curl Pro Portugal. Nas próximas horas, ficaremos a saber.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram