Este domingo, a ação poderá ser retomada no MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024, depois de três lay days consecutivos.
Caso o evento luso volte a receber luz verde, os melhores surfistas do planeta vão medir forças não em Supertubos, tradicional palco definido para a competição, mas sim no Molhe Leste, que apresentará melhores condições neste domingo de eleições legislativas.
Localizada uns metros mais a norte dos Super, a Praia do Molhe Leste está situada na mesma zona da Península de Peniche e foi escolhida pela World Surf League (WSL) como praia alternativa da competição portuguesa para este domingo.
Quem conhece bem a onda do Molhe Leste é o japonês mais português do surf mundial. Kanoa Igarashi tem em Peniche, a Capital da Onda, um dos spots preferidos de treino.
"Quando estou em casa (ndr: Ericeira) devo ir a Peniche para aí quatro vezes por semana. Entre os Supertubos, Baleal e Praia D'El Rey", explicou o medalhado de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 em conversa com os jornalistas na apresentação do MEO Rip Curl Pro Portugal, na passada terça-feira.
"A consistência nesta zona é inacreditável. Em 10/15 minutos conseguimos apanhar qualquer tipo de onda. Em comparação com a Ericeira, aqui existem mais beach breaks do que reef breaks. Tenho treinado mais em beach breaks e esta é uma zona perfeita para treinar manobras mais de alta performance e aéreos", entende o competidor asiático.
Profundo conhecedor das águas de Peniche, o campeão mundial ISA em 2022 explica a diferença que há entre as ondas de Supertubos e Molhe Leste, que estão na berlinda da presente edição do MEO Rip Curl Pro Portugal.
"Aqui na zona, Supertubos acho que é a melhor onda. É a que tem mais força e potencial. Só que é a onda que precisa de mais condições específicas", menciona Kanoa.
Por sua vez, o "Molhe Leste é uma onda mais para manobras. É uma onda que precisa de uma prancha com mais rocker. Trata-se de uma onda muito boa para os aéreos e alta performance".
A concretizar-se a retoma do campeonato no Molhe Leste, esta não será a primeira vez que os tops mundiais vão competir ali, uma vez que o mesmo aconteceu na edição de 2015, conquistada pelo vigente bicampeão mundial Filipe Toledo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram