Terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024, o MEO Rip Curl Pro Portugal já vai numa sequência de três lay days consecutivos devido à tempestade que abateu-se sobre Peniche e o restante território continental luso desde a passada quinta-feira.
Este domingo, as condições vão continuar desfavoráveis em Supertubos, palco do evento, mas a ação deverá ser retomada na praia ao lado, o Molhe Leste.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) explicou que tomou a decisão do mover a prova no domingo para o Molhe Leste face às condições mais favoráveis que são esperadas nessa latitude.
A previsão aponta para o decréscimo do tamanho do swell, abrandamento da intensidade do vento e mudança de direção deste para noroeste, o que abre uma janela de oportunidade para colocar o campeonato de novo em andamento.
A concretizar-se a retoma da ação no Molhe Leste, esta não será a primeira vez que os melhores surfistas do mundo vão competir ali, uma vez que o mesmo aconteceu na edição de 2015, conquistada pelo vigente bicampeão mundial Filipe Toledo.
A primeira chamada está marcada para as 7h15 (hora de Portugal continental).
Do plano consta a realização da ronda inaugural feminina, com Francisca Veselko em cena, e a ronda de repescagem do setor masculino, onde teremos Joaquim Chaves a competir logo na primeira bateria.
No texto publicado, a WSL menciona ainda que de acordo com as atuais previsões na segunda e terça-feira o MEO Rip Curl Pro Portugal deverá deslocar-se novamente para Supertubos, o mais famoso beach break do Oeste luso.
Neste momento, apenas tivemos a realização de 12 baterias, correspondentes à ronda inaugural da prova masculina, que foram disputadas na passada quarta-feira, primeiro dia da janela de espera.
O período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal estende-se até ao próximo sábado, dia 16 de março, num evento que está a revelar-se um verdadeiro desafio para a organização na sequência das condições atmosféricas que têm sido verificadas.
Heats ronda de repescagem masculino:
HEAT 1: Griffin Colapinto (USA), Jake Marshall (USA), Joaquim Chaves (POR)
HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN), Matthew McGillivray (RSA), Marco Mignot (FRA)
HEAT 3: Ryan Callinan (AUS), Gabriel Medina (BRA), Deivid Silva (BRA)
HEAT 4: Ian Gentil (HAW), Liam O'Brien (AUS), Rio Waida (INA)
Heats ronda inaugural feminina:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA), Isabella Nichols (AUS), Alyssa Spencer (USA)
HEAT 2: Molly Picklum (AUS), Luana Silva (BRA), Sophie McCulloch (AUS)
HEAT 3: Caroline Marks (USA), Gabriela Bryan (HAW), Francisca Veselko (POR)
HEAT 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW), Lakey Peterson (USA), Sawyer Lindblad (USA)
HEAT 5: Johanne Defay (FRA), Tatiana Weston-Webb (BRA), India Robinson (AUS)
HEAT 6: Tyler Wright (AUS), Brisa Hennessy (CRC), Sally Fitzgibbons (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram