O MEO Rip Curl Pro Portugal é a terceira etapa do circuito mundial de surf de 2024 e assume um papel importante nas contas da fuga ao cut, conforme explicou Frederico Morais na conferência de imprensa de lançamento do evento luso.
O polémico cut acontecerá pelo terceiro ano consecutivo após a perna australiana, isto é, quando estiveram disputadas cinco etapas da presente época.
O mais natural é a maioria dos tops mundiais definirem o seu futuro nos eventos de Bells Beach e Margaret River, mas há já um surfista que fez antecipadamente os deveres.
Ainda agora a ação arrancou em Supertubos e o havaiano John John Florence já garantiu que vai terminar a perna australiana acima do cut, assegurando lugar na segunda metade da atual temporada, bem como no CT versão 2025.
O bicampeão mundial de surf (2016 e 2017) resolveu a equação após garantir a passagem direta à ronda 3 da prova que desenrola-se em Peniche.
O acesso à ronda 3 foi obtido sem grande brilhantismo, a pontuação combinada de 7,27 pts assim demonstra, e de forma sofrida, pois foi apenas alcançada nos instantes finais da bateria.
Isto num evento ao qual John John chegou como número 1 mundial do ranking, envergando por isso a licra amarela.
Uma situação que já há muito não se via no CT. Desde a temporada de 2020/2021 que Florence não surfava com a licra de competição que todos os surfistas ambicionam vestir.
Na altura, o surfista de 31 anos iniciou a perna australiana de amarelo após o triunfo no Pipe Masters, onde derrotou na final de Pipeline o brasileiro Gabriel Medina.
Agora, foi também na sequência de uma boa prestação no "seu" Havai (Pipeline e Sunset Beach) que John John Florence posicionou-se no topo do ranking.
Outro marco em torno desta licra amarela é o facto de que desde 2016 que o surfista havaiano não vestia esta cor em Peniche.
A última ocasião ocorreu no ano em que John John sagrou-se campeão do mundo pela primeira vez. Título esse que curiosamente foi arrecadado na Capital da Onda, com aquela que até ao momento é a única vitória de Florence no nosso país.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram