No passado fim de semana, as ondas da Praia de São Jacinto receberam a segunda edição do Aveiro Bodyboard Invitational, que teve organização a cargo da BBoard TV e da Câmara Municipal de Aveiro.
Este evento especial, focado em manobras progressivas e que reuniu 32 bodyboarders entre homens e mulheres, consagrou Ricardo Rosmaninho e Filipa Broeiro. Rosmaninho repetiu o triunfo alcançado em 2021, enquanto Broeiro sucedeu à consagrada Isabela Sousa como vencedora da prova.
Na competição masculina, Ricardo Rosmaninho conquistou a final em grande estilo ao fazer uma nota 10, superiorizando-se a Daniel Fonseca, antigo campeão nacional Open. Por sua vez, o canário Armide Soliveres e Rodrigo Lopes alcançaram o terceiro posto.
Autor da única nota perfeita de todo o evento, o bodyboarder poveiro confessou que teve um misto de alegria e desapontamento quando viu o monstruoso ARS com que abriu a final ser premiado com a nota mais alta da escala.
“Não estava à espera porque não tive noção do tamanho da manobra e fiquei contente, mas também triste porque senti que tinha estragado a final. No entanto, depois pensei que se havia alguém que podia fazer um 10 ou dois naquela onda era o Daniel Fonseca", afirmou Ricardo. Contudo, Daniel não foi além de um 8,5 pts
Já Filipa Broeiro, atual campeã europeia Open, levou de vencida Mariana Silva. A competidora figueirense até saiu na frente da final, mas dois ARS, um deles premiado com 8,5 pts, fizeram a balança pender para o lado de Broeiro.
A terceira posição ficou na posse de Filipe Freitas (vigente campeã nacional Sub-18) e de Luana Dourado, que é bicampeã nacional Sub-14.
“É muito especial ganhar aqui. Na primeira edição fiquei logo apaixonada por este evento e foi incrível estar aqui com todas as atletas a tentar fazer um bodyboard mais progressivo, a tentar fazer ARS's. Foi uma final excelente para mim, o mar estava a chamar-me para a esquerda e sabia que tinha de tentar fazer ARS's e consegui. Isto é muito importante para o futuro do bodyboard feminino e é um 'boost' de confiança para mim, bem como para todas as competidoras aqui presentes", explicou a campeã nacional Open em 2022.
Na hora do balanço do Aveiro Bodyboard Invitational 2023, Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, afirmou que a competição foi um "grande sucesso".
"Estamos muito satisfeitos com este evento que, como esperávamos, deu palco aos excelentes bodyboarders nacionais e mostrou, como esperávamos, o enorme potencial da Praia de São Jacinto e do seu Centro de Alto Rendimento. Acreditamos que há todas as condições para pensar na próxima edição já para o ano, ou temporada, tendo em conta que 2023 arrastou-se para 2024", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram