Homepage

  • Ricardo Rosmaninho e Isabela Sousa vencem o Aveiro Bodyboard Invitational 2021
    20 dezembro 2021
    arrow
    arrow
  • Este foi um evento especial organizado pela BBoard TV e a Câmara Municipal de Aveiro, que adotou um formato diferente do habitual.
  • A temporada de 2021 no que diz respeito ao bodyboard de competição chegou ao fim em grande estilo no passado domingo, dia 19 de dezembro. Data na qual a Praia de São Jacinto recebeu o Aveiro Bodyboard Invitational 2021.

    Um evento especial que reuniu os melhores bodyboarders nacionais da presente época e ainda alguns atletas convidados. Um total de 24 bodyboarders (16 homens + 8 mulheres) estiveram em prova, sendo que no final foram Ricardo Rosmaninho e Isabela Sousa a cantar vitória. 

    A competição organizada pela BBoard TV e a Câmara Municipal de Aveiro adotou um formato diferente daquele que é verificado no Circuito Nacional de Bodyboard Open. Tudo para privilegiar o risco e o espetáculo.

    Neste formato, os atletas disputavam duas rondas com a melhor onda a contar para uma média que depois facultava o acesso às meias-finais (final direta na competição feminina). Nas meias-finais e finais contava apenas a melhor onda. O objetivo: incitar os atletas a fazer o surf mais progressivo possível e deixar a cautela competitiva que caracteriza o formato tradicional de duas ondas por bateria para trás.

    Entre as senhoras, mandou a quatro vezes campeã mundial Isabela Sousa. Na final, a bodyboarder brasileira cilindrou a concorrência lusa. Para isso, contribuiu de forma decisiva um espetacular backflip, que valeu a única nota máxima (10,00 pts) de todo o campeonato, homens e mulheres incluídos. Nas posições seguintes ficaram Filipa Broeiro (5,07 pts), a nova campeã nacional Open Teresa Padrela (5,00 pts) e Madalena Padrela (4,00 pts). 

    O campeonato disputado em São Jacinto ajudou Isabela Sousa a compensar a ausência de competição internacional nos últimos dois anos por causa da pandemia. “Estive dois anos sem competir. Em 2021, tive o Sintra Portugal Pro, mas continuei sem grandes competições. Fiquei com vontade de mais e este campeonato ajudou-me a aquecer para o regresso às provas em fevereiro próximo. O mérito deste momento de forma deve-se a vários fatores: o novo wax que tenho vindo a desenvolver e que ajuda a segurar melhor a prancha e a resolução de várias questões emocionais e físicas. Tudo isso ajuda a encontrar um equilíbrio e a render mais.”

    E quanto à nota máxima obtida na final? “Estou muito feliz porque estava algo apreensiva com este formato de uma onda, já que estou habituada a montar a minha estratégia em duas ondas. Felizmente, acabei por me adaptar muito bem e fui soltando-me ao longo da competição, conseguindo melhores notas até ao 10 da final.”

    Na competição masculina, o domínio de Ricardo Rosmaninho não foi tão evidente quanto aquele exibido por Isabela, mas foi o suficiente para levar de vencida a aguerrida concorrência. Ricardo conseguiu na sua primeira onda da final um 8,75 pts, que acabaria por assegurar o triunfo diante de Miguel Adão (8,5 pts), Fábio Ferreira (6,75 pts) e do brasileiro Isaías Ravic (5,5 pts).

    Rosmaninho, bodyboarder que há vários anos persegue o título nacional Open, congratulou-se pelo sucesso neste evento especial. “Foi um ano menos bom, apesar de ter começado com uma final na Figueira, mas agora foi um bom campeonato e mostra que para o ano ainda será melhor. Ajudou a motivar o facto de saber que tínhamos período de espera e boas ondas para surfar. Para além disso, o detalhe de contar apenas uma onda fez com que arriscasse mais. Dei-me bem com isso”.

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Competição
  • Aveiro
  • Aveiro Bodyboard Invitational 2021
  • Portugal
  • Praia de São Jacinto
  • Câmara Municipal de Aveiro
  • Isabela Sousa
  • Ricardo Rosmaninho
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • BBoard TV
  • Fotografia
    Aveiro Bodyboard Invitational
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global