Homepage

  • Ricardo Rosmaninho e Isabela Sousa vencem o Aveiro Bodyboard Invitational 2021
    20 dezembro 2021
    arrow
    arrow
  • Este foi um evento especial organizado pela BBoard TV e a Câmara Municipal de Aveiro, que adotou um formato diferente do habitual.
  • A temporada de 2021 no que diz respeito ao bodyboard de competição chegou ao fim em grande estilo no passado domingo, dia 19 de dezembro. Data na qual a Praia de São Jacinto recebeu o Aveiro Bodyboard Invitational 2021.

    Um evento especial que reuniu os melhores bodyboarders nacionais da presente época e ainda alguns atletas convidados. Um total de 24 bodyboarders (16 homens + 8 mulheres) estiveram em prova, sendo que no final foram Ricardo Rosmaninho e Isabela Sousa a cantar vitória. 

    A competição organizada pela BBoard TV e a Câmara Municipal de Aveiro adotou um formato diferente daquele que é verificado no Circuito Nacional de Bodyboard Open. Tudo para privilegiar o risco e o espetáculo.

    Neste formato, os atletas disputavam duas rondas com a melhor onda a contar para uma média que depois facultava o acesso às meias-finais (final direta na competição feminina). Nas meias-finais e finais contava apenas a melhor onda. O objetivo: incitar os atletas a fazer o surf mais progressivo possível e deixar a cautela competitiva que caracteriza o formato tradicional de duas ondas por bateria para trás.

    Entre as senhoras, mandou a quatro vezes campeã mundial Isabela Sousa. Na final, a bodyboarder brasileira cilindrou a concorrência lusa. Para isso, contribuiu de forma decisiva um espetacular backflip, que valeu a única nota máxima (10,00 pts) de todo o campeonato, homens e mulheres incluídos. Nas posições seguintes ficaram Filipa Broeiro (5,07 pts), a nova campeã nacional Open Teresa Padrela (5,00 pts) e Madalena Padrela (4,00 pts). 

    O campeonato disputado em São Jacinto ajudou Isabela Sousa a compensar a ausência de competição internacional nos últimos dois anos por causa da pandemia. “Estive dois anos sem competir. Em 2021, tive o Sintra Portugal Pro, mas continuei sem grandes competições. Fiquei com vontade de mais e este campeonato ajudou-me a aquecer para o regresso às provas em fevereiro próximo. O mérito deste momento de forma deve-se a vários fatores: o novo wax que tenho vindo a desenvolver e que ajuda a segurar melhor a prancha e a resolução de várias questões emocionais e físicas. Tudo isso ajuda a encontrar um equilíbrio e a render mais.”

    E quanto à nota máxima obtida na final? “Estou muito feliz porque estava algo apreensiva com este formato de uma onda, já que estou habituada a montar a minha estratégia em duas ondas. Felizmente, acabei por me adaptar muito bem e fui soltando-me ao longo da competição, conseguindo melhores notas até ao 10 da final.”

    Na competição masculina, o domínio de Ricardo Rosmaninho não foi tão evidente quanto aquele exibido por Isabela, mas foi o suficiente para levar de vencida a aguerrida concorrência. Ricardo conseguiu na sua primeira onda da final um 8,75 pts, que acabaria por assegurar o triunfo diante de Miguel Adão (8,5 pts), Fábio Ferreira (6,75 pts) e do brasileiro Isaías Ravic (5,5 pts).

    Rosmaninho, bodyboarder que há vários anos persegue o título nacional Open, congratulou-se pelo sucesso neste evento especial. “Foi um ano menos bom, apesar de ter começado com uma final na Figueira, mas agora foi um bom campeonato e mostra que para o ano ainda será melhor. Ajudou a motivar o facto de saber que tínhamos período de espera e boas ondas para surfar. Para além disso, o detalhe de contar apenas uma onda fez com que arriscasse mais. Dei-me bem com isso”.

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Competição
  • Aveiro
  • Aveiro Bodyboard Invitational 2021
  • Portugal
  • Praia de São Jacinto
  • Câmara Municipal de Aveiro
  • Isabela Sousa
  • Ricardo Rosmaninho
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • BBoard TV
  • Fotografia
    Aveiro Bodyboard Invitational
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 20
3ª edição do projeto 'Surf & Rescue' começou com visita inédita a Sesimbra
maio 20
Começa em junho o 2º curso de Nadador-Salvador Profissional para estudantes do concelho de Faro
maio 20
Nuvem de poeira com 'valores muito altos' na atmosfera atinge a Península Ibérica no fim de semana
maio 19
Vamos todos ajudar o Zion Brocchi!
maio 19
Campanhas de Arte Xávega autuadas na Praia da Vieira de Leiria
maio 19
Anémonas verdes têm vindo a dar à costa na Praia de Carcavelos
maio 19
Fim de semana chega com temperaturas de 38ºC e o regresso das poeiras do Norte de África