Nova edição do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, novo evento em que Lucas Chumbo voltou a ser o principal protagonista da prova de tow-in que leva os melhores big riders do mundo até à Praia do Norte, na Nazaré.
Pela terceira edição consecutiva, Chumbo arrecadou o prémio individual masculino e o troféu para a melhor equipa, na sequência da dupla que fez com Pedro Scooby.
Contas feitas, o irmão do top mundial João Chianca já leva cinco triunfos na arena nazarena, entre provas de tow-in e remada, a especialidade em que começou esta incrível sequência vitoriosa.
Após a consagração no pódio erguido junto ao Forte de São Miguel Arcanjo, Lucas esteve um pouco à conversa com os jornalistas presentes, onde não escondeu a crucial importância da Nazaré para a sua carreira, mas recusa ser apelidado de rei da latitude localizada no Oeste português.
"Não sou o rei da Nazaré. O rei da Nazaré é a Nossa Senhora da Nazaré e Deus. Foi a Nazaré que fez o Lucas Chumbo. Virou parte da minha vida. Este lugar é a minha carreira. Sou eternamente grato a esta terra por tudo o que fez por mim. Sinto-me muito confortável neste lugar, que é uma segunda casa para mim. Sinto-me abençoado e muito protegido. Até fico com arrepios quando falo nisso", explicou o big rider sul-americano.
Depois dos triunfos junto do havaiano Kai Lenny e do português Nic von Rupp, desta feita Chumbo fez pela primeira vez equipa com o compatriota Pedro Scooby, o que tornou a vitória ainda mais especial.
"Desta vez, teve um gostinho um pouco melhor. Foi uma vitória 100% brasileira e que representa o 'Brazilian Storm' (tempestade brasileira)", confidenciou Lucas Chumbo.
Este novo sucesso no Canhão da Nazaré foi mais uma vez suportado na progressiva abordagem às ondas grandes, combinando aéreos e rasgadas, uma marca tão característica do surf do talentoso competidor brasileiro, que promete não ficar por aqui.
"Estou a tentar implementar mais performance. Ainda não entendo alguns julgamentos, mas tudo tem sido uma aprendizagem para mim. Estou feliz com as minhas rasgadas e aéreos", afirmou.
Por último, Lucas Chumbo piscou o olho ao recorde mundial do Guinness da maior onda surfada, que atualmente está na posse do alemão Sebastian Steudtner com uma onda feita na... Nazaré.
"É um sonho meu e especialmente surfar essa onda na Nazaré, atrás do farol. Sei que a hora dessa onda é quando estivermos prontos, tanto eu como ela", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram