O segundo dia de competição do Mundial ISA de SUP, que decorre em Les Sables d'Olonne (França), marcou o fim da participação portuguesa na especialidade de SUP Wave, com as eliminações de Tomás Lacerda e Verónica Silva.
Tomás chegou aos quartos-de-final do quadro principal, tendo inclusive cruzado caminhos com o antigo campeão mundial Benoit Carpentier na ronda 2, mas foi relegado para as repescagens. Aí, Lacerda perdeu na ronda 4, com a consequente eliminação.
Já Verónica, que tinha sido relegada para as repescagens na véspera, passou a primeira ronda deste percurso, mas foi eliminada na segunda ronda, manifestando sempre muitas dificuldades devido, em grande parte, a uma lesão num tornozelo.
No final, Tomás Lacerda fez um balanço positivo desta fase, assumindo, contudo, que o foco é mesmo no que se segue: as provas de SUP Race.
“Está a ser uma experiência gratificante, o meu primeiro Mundial por Portugal. Estou um pouco triste pela maneira como acabou esta fase, mas mostrei bom surf frente a grandes competidores. Sei que tenho muito para melhorar nesta vertente, mas fiquei feliz por poder competir com alguns dos melhores do mundo. Agora é trabalhar para, se tiver a confiança do selecionador, representar a Seleção no Europeu (no próximo mês, em Peniche). Tenho muita confiança nas ondas pela experiência que tenho no surf, em que competi em paralelo até aos 19 anos, mas o SUP Race tem sido o meu grande foco e sinto até alguma pressão devido ao investimento que faço em termos de treino, mas estou confiante", assegura o atleta madeirense.
Por seu turno, Verónica Silva confessou que o seu objetivo sempre foi o SUP Race, pelo que a eliminação mais ou menos prematura não a desmoraliza.
“É verdade que tenho o tornozelo a chatear um pouco, mas nesta vertente de SUP Wave, nem foi o principal fator que me limitou. Claro que com o mar grande que estava, não ajudou. Mas o SUP Race é mesmo a minha aposta e onde gostaria de ter um resultado mais de acordo com as minhas expectativas", confidenciou.
Esta quarta-feira, o dia é totalmente dedicado à conclusão do SUP Wave, pelo que será uma jornada de descanso para a Seleção Nacional.
A equipa lusa volta a entrar em ação apenas na quinta-feira, já com o SUP Race em marcha. Recorde-se que do conjunto português, orientado por Ricardo Rodrigues, fazem ainda parte Mia Silva e João Olim.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram