É já este fim de semana (27 e 28 de maio) que temos o regresso do circuito mundial de surf com a visita ao Surf Ranch, o que já não sucede desde 2021. O Surf Ranch Pro é a sexta prova da presente temporada de 2023 e a primeira pós-cut.
Agora, a luta entre os tops mundiais que escaparam ao corte passa por assegurar lugar na finalíssima de Trestles, na qual serão decididos os títulos mundiais lá mais para setembro.
Face ao cut que houve na divisão máxima do surf mundial, teremos um elenco reduzido a competir na piscina de ondas artificiais que é propriedade de Kelly Slater.
Assim, haverá uma redução de 36 para 24 surfistas no setor masculino e de 18 para 12 competidoras.
Com o evento norte-americano a aproximar-se a passos largos, num ano em que volta a estrear um novo formato com surf à noite ao barulho, a World Surf League já anunciou os wildcards, sendo que um dos convites surge devido a lesão do havaiano Seth Moniz. Os wildcards foram atribuídos a três surfistas norte-americanos, todos originários da Califórnia, onde está localizado o Rancho.
Do lado masculino, o wildcard disponível foi entregue a Cole Houshmand, recente vencedor de uma etapa da Challenger Series (Sydney Surf Pro) e que assim fará a sua estreia na elite do surf mundial. O surfista californiano foi o escolhido pela WSL devido ao facto de ser atualmente o competidor norte-americano mais bem classificado na Challenger Series de 2023, ocupando a terceira posição do ranking.
Quanto ao wildcard por lesão de Seth Moniz, este foi atribuído a Jett Schilling, pois é o segundo surfista norte-americano mais bem colocado na Challenger Series, estando neste momento no quinto lugar. Jett fará a sua sua segunda aparição numa etapa do CT, curiosamente a estreia ocorreu em 2019 no... Surf Ranch.
Nota que na primeira metade do ano, sempre que ocorria uma lesão entre os tops mundiais o substituto era o costarriquenho Carlos Muñoz, pois beneficiou do estatuto de primeiro suplente do Tour para 2023. Situação que a portuguesa Teresa Bonvalot também usufruiu no campo feminino, mas que terminou após o fecho da primeira metade da temporada.
No setor feminino, o wildcard disponível foi para Alyssa Spencer. Pela quarta vez na carreira, segunda no Surf Ranch, a surfista de 20 anos vai defrontar as melhores surfistas do mundo, sendo que já este ano marcou presença em Pipeline. De acordo com a WSL, Alyssa Spencer foi contemplada com o wildcard por ser a segunda competidora norte-americana melhor colocada na Challenger Series. A primeira, Sawyer Lindblad, declinou o convite por estar em viagem.
Para além dos wildcards, também já se conhece o alinhamento das baterias para a ronda de qualificação. Destaque no setor masculino para o regresso de Jack Robinson, que devido a lesão falhou a última etapa, disputada em Margaret River, na Austrália.
Recorde-se que os campeões em título do Surf Ranch Pro são o brasileiro Filipe Toledo e a francesa Johanne Defay. Os atuais líderes dos rankings mundiais são o brasileiro João Chianca e a australiana Tyler Wright.
Ronda de qualificação feminina:
Heat 1: Carissa Moore (HAW) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Johanne Defay (FRA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
Heat 2: Tyler Wright (AUS) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Alyssa Spencer (USA)
Heat 3: Molly Picklum (AUS) vs. Caroline Marks (USA) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Ronda de qualificação masculina:
Heat 1: Jack Robinson (AUS) vs. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Jordy Smith (RSA) vs Kelly Slater (USA)
Heat 2: Filipe Toledo (BRA) vs. Connor O'Leary (AUS) vs. Callum Robson (AUS) vs. Cole Houshmand (USA)
Heat 3: Joao Chianca (BRA) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Matthew McGillivray (RSA) vs. Jett Schilling (USA)
Heat 4: Griffin Colapinto (USA) vs. Yago Dora (BRA) vs. Italo Ferreira (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
Heat 5: Ethan Ewing (AUS) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Barron Mamiya (HAW) vs. Kanoa Igarashi (JPN)
Heat 6: John John Florence (HAW) vs. Gabriel Medina (BRA) vs. Liam O'Brien (AUS) vs. Rio Waida (INA)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram