Homepage
- Após duas etapas, os rankings são comandados pelos 'aussies' Jacob Willcox e India Robinson. Os portugueses Frederico Morais e Teresa Bonvalot estão em lugar de qualificação para o CT 2024.
-
Terminou na madrugada de segunda-feira em Portugal continental o Sydney Surf Pro, aquela que foi a segunda etapa do circuito Challenger Series de 2023. O dia das finais, que já não teve surfistas portugueses em ação, ficou marcado pela realização de apenas quatro baterias, tendo arrancado após três chamadas.
A jornada de todas as decisões em Narrabeen consagrou o norte-americano Cole Houshmand e a australiana Isabella Nichols, que venceram pela primeira vez na carreira uma etapa deste circuito de qualificação para a divisão máxima do surf mundial.
Neste sexto dia consecutivo de ação nas águas da Praia de North Narrabeen, o mar subiu face as jornadas anteriores e tudo começou com as meias-finais do setor masculino, onde Cole Houshmand e Jacob Willcox eliminaram Jackson Baker (o 'carrasco' de Frederico Morais nos quartos-de-final) e o vigente campeão europeu Marco Mignot, respetivamente.
Na final, onde estes dois surfistas nunca haviam estado numa etapa da Challenger Series, Houshmand arrasou Willcox. Logo na primeira onda surfada, o goofy norte-americano cravou um 9,17 pts ao qual juntou mais à frente uma onda de 9,80 pts, que ajudou a perfazer o score combinado de 18,97 pts em 20 possíveis. Já Jacob Willcox anotou o score combinado de 13,23 pts. Não deu para vencer, mas o surfista da West Oz sai de Narrabeen com a consolação de estar na frente do ranking, depois de há um ano ter acariciado a inédita qualificação para o circuito mundial de surf.
Quanto ao surpreendente Cole Houshmand, este fechou com chave de ouro uma campanha em que venceu as seis baterias disputadas em Narrabeen. Anteriormente, neste mesmo circuito, o goofy californiano tinha como melhor desempenho quatro nonos lugares.
"Estou sem palavras. Tudo funcionou a meu favor e foi recompensado todo o trabalho duro que tenho feito. Este circuito é insano. Há tanto talento e existem muitos surfistas que mereciam estar no CT. Por isso, significa muito chegar até aqui. Entro em todos os eventos para vencer, mas não é fácil. Estes campeonatos são desafiantes", disse o surfista de 22 anos na hora da consagração.
Já na final feminina, monopolizada por duas antigas tops mundiais australianas, Isabella Nichols levou a melhor sobre Sally Fitzgibbons, com esta a ser uma das pessoas que levou Bella em ombros após ter sido consumado o triunfo, naquele que foi um bonito gesto de fair play da três vezes vice-campeã do mundo.
Nichols, que havia eliminado Teresa Bonvalot nos quartos-de-final, esteve na liderança da final desde a primeira troca de ondas, tendo selado o triunfo com uma onda de 8,17 pts. O score combinado final foi de 13,87 pts contra os 10,14 pts de Sally. Tal como Cole Houshmand, Isabella Nichols também venceu todos os heats disputados neste Sydney Surf Pro. Um percurso imaculado num evento em que até esteve para não participar...
"Não era isto que esperava no início da semana. Honestamente, estive a considerar não participar neste evento, pois não me encontrava muito bem a nível mental. O ano tem sido muito difícil para mim e a minha confiança tem estado mesmo em baixo. Por isso é de loucos estar aqui como vencedora do campeonato. Estou rodeada por grandes pessoas e que são muito otimistas. Isso faz muita diferença", confidenciou a surfista de 25 anos.
Concluída que está a perna australiana, que marcou o arranque da Challenger Series versão 2023, os rankings são comandados por dois 'aussies': Jacob Willcox e India Robinson, que foi terceira classificada em Sydney. Já os portugueses mais bem colocados são Frederico Morais e Teresa Bonvalot, que neste momento estão em lugares de qualificação para o CT 2024. Frederico está no 10º lugar, enquanto Teresa ocupa a 5ª posição.
A Challenger Series de 2023 deixa agora a Oceânia. O próximo destino é a África do Sul. Daqui a um mês e meio, realiza-se o Ballito Pro. O período de espera é de 2 a 9 de julho, naquela que será a etapa que vai fechar a primeira metade do ano.
Final masculina:
1º Cole Houshmand (USA) 18.97
2º Jacob Willcox (AUS) 13.23
Final feminina:1ª Isabella Nichols (AUS) 13.84
2ª Sally Fitzgibbons (AUS) 10.14
Resultados meias-finais masculinas:HEAT 1: Cole Houshmand (USA) 15.33 DEF. Jackson Baker (AUS) 13.00
HEAT 2: Jacob Willcox (AUS) 13.13 DEF. Marco Mignot (FRA) 7.87Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram