Aquando do anúncio do calendário do circuito mundial de bodyboard para 2023 , o que aconteceu no início do passado mês de fevereiro, dos 13 eventos que davam forma ao mesmo havia três que ainda careciam de confirmação.
Uma dessas provas era o 'nosso' Sintra Pro, uma das mais históricas paragens do Mundial. Pois bem, a presença da etapa portuguesa no circuito de 2023 está confirmada pela International Bodyboarding Corporation (IBC) através da mais recente atualização feita ao calendário para a próxima época.
O evento que leva a caravana mundialista até à Praia Grande, em Sintra, será o nono da época, estando agendado de 6 a 10 de setembro.
Inicialmente, a prova lusa tinha o seu período de espera de 1 a 11 de setembro, mas tudo foi condensado num menor espaço temporal, isto num ano em que a divisão Open masculina e o Pro Júnior não vão competir em Portugal.
A próxima edição do Sintra Pro apenas terá em ação a elite feminina, o Pro Júnior masculino e a divisão de dropknee, que mais uma vez terá o fecho de época nas ondas da Praia Grande.
IBC
Se o Sintra Pro assim como o estreante IBC Moroccan Pro foram confirmados no calendário de 2023 pela IBC, a entidade promotora do circuito mundial de bodyboard, o mesmo não se poderá dizer em relação ao Iquique Pro. O evento que ia abrir a perna chilena não se vai realizar, reduzindo assim para dois o número de campeonatos a disputar no Chile esta época. Desta forma, a perna chilena fica assim cingida às passagens por Antofagasta e Arica.
De abril a outubro, o Tour vai passar pelo Brasil, Chile, Havai, Maldivas, França, Portugal, África do Sul, Marrocos e Canárias.
Assim, o calendário do Mundial de 2023 é composto por uma dúzia de etapas, estando em jogo seis títulos mundiais (Open, Feminino, Dropknee, Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino e Master feminino).
Tudo vai começar de 20 a 29 de abril com o brasileiro Wahine Acelor Pro, campeonato dedicado em exclusivo ao setor feminino e que irá coroar desde logo a nova campeã mundial Master. Já o fim da campanha, como manda a tradição, está agendado para o icónico Frontón, no mês de outubro.
Quanto à corrida aos diferentes títulos mundiais, nas divisões Open e feminino contarão os quatro melhores resultados obtidos no decurso da época. Já no dropknee serão os dois melhores resultados a definir o campeão mundial, enquanto nos pro juniores masculino e feminino tudo vai ser determinado com base no melhor resultado alcançado juntamente com os pontos obtidos no Frontón (homens) e La Salie Pro (mulheres).
A IBC revelou ainda que no final do ano irá oferecer um wildcard a um bodyboarder sub-21 (não pode fazer 22 anos até ao fim de 2023), de modo a estimular a nova geração.
Para além do circuito mundial de bodyboard, a IBC também planeia realizar dois eventos especiais durante o ano. O sul-africano TAND Invitational, que tem o período de espera em julho, e o gaulês Annaëlle Challenge, cuja janela de espera estende-se de 25 de setembro a 15 de dezembro.
Calendário 2023
Wahine Acelor Pro - 20 a 29 de abril
(Feminino, Master Feminino, Pro Júnior feminino)
Antofagasta Bodyboard Festival - 18 a 28 de maio
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino, Dropknee)
Arica Cultura Bodyboard - 30 de maio a 7 de junho
(Open)
Itacoatiara Pro - 9 a 18 de junho
(Open)
IBC Pro Junior Sandy Beach Pro - 24 a 25 de junho
(Pro Júnior masculino)
Garden Island Boogie Classic - 20 a 23 de julho
(Dropknee)
Maldives Bodyboard Pro - 3 a 12 de agosto
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Dropknee)
La Salie Pro - 23 a 25 de agosto
(Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino)
Sintra Pro - 6 a 10 de setembro
(Feminino, Pro Júnior masculino, Dropknee)
Walker Bay Pro - 15 a 25 de setembro
(Masculino, Feminino)
IBC Moroccan Pro - 29 de setembro a 8 de outubro
(Masculino, Feminino, Pro Júnior masculino)
Gran Canaria Fronton King - 12 de outubro a 27 de outubro
(Masculino, Pro Júnior masculino)
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram