Homepage
- A temporada tem início no Brasil e vai terminar na mítica onda do Frontón, nas Canárias.
-
-
Já é conhecido o calendário do Mundial de Bodyboard para 2023, neste que será a segunda edição do Tour com organização a cargo da International Bodyboarding Corporation (IBC).
Este ano, o circuito mundial volta a ser composto por um total de 13 eventos e terá em competição as seguintes categorias: Open, Feminino, Master feminino, Pro Júnior Masculino, Pro Júnior Feminino e Dropknee.
Portugal é novamente ponto de passagem do Tour, com o histórico Sintra Portugal Pro. Segundo a IBC, o evento a realizar nas ondas da Praia Grande ainda carece de confirmação oficial, no entanto, está agendado para que seja colocado na água de 1 a 11 de setembro.
A prova portuguesa é a 10ª do calendário e apresenta uma grande novidade face a edições anteriores. Desta vez, os melhores bodyboarders do mundo não vão medir forças na Praia Grande. Também o Pro Júnior feminino não terá passagem pelo nosso país. Em ação, estarão as categorias feminina, Pro Júnior masculino e Dropknee. Nesta última, o Sintra Portugal Pro será novamente palco de consagração do novo campeão do mundo, depois do havaiano Jeff Hubbard ali ter conquistado a nona coroa mundial em 2022.
Olhando para todo o calendário, a grande novidade é a inclusão de uma etapa em Marrocos. Com um período de espera de 29 de setembro a 8 de outubro, o IBC Moroccan Pro vai ser o penúltimo evento do ano, mas tal como o Sintra Pro e o Iquique Pro carecem de confirmação oficial. Até Marrocos está prevista que viajem as categorias Open, Feminino e Pro Júnior masculino.
Entra Marrocos e sai o Peru, que o ano passado teve honras de abrir a temporada ao acolher duas etapas relativas ao circuito Pro Júnior. Em 2023, o início de campanha acontecerá no Brasil e logo com direito a atribuição de título mundial. De 20 a 29 de abril terá lugar um evento 100% feminino, o Wahine Acelor Pro. Esta é a prova que vai definir a nova campeã mundial Master. A divisão Open e o Pro Júnior também vão estar em ação.
Como já manda a tradição, o fim de festa está marcado para o Frontón, no arquipélago das Canárias. O Gran Canaria Frontón King tem o período de espera de 12 a 27 de outubro e é destinado apenas ao setor masculino (Open + Pro Júnior)
Do roteiro do Mundial de Bodyboard 2023 consta ainda o Chile, com a tradicional perna composta por três etapas, mas também o Havai, Maldivas, França e África do Sul.
Anunciado o calendário, está ainda por conhecer o número de pontos que cada etapa vai atribuir, bem como as contas de apuramento dos campeões mundiais.
Calendário completo:
Wahine Acelor Pro - 20 a 29 de abril
(Feminino, Master Feminino, Pro Júnior feminino)
Iquique Pro - 4 a 14 de maio *
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino)
Antofagasta Bodyboard Festival - 18 a 28 de maio
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino, Dropknee)
Arica Cultura Bodyboard - 30 de maio a 7 de junho
(Open)
Itacoatiara Pro - 9 a 18 de junho
(Open)
IBC Pro Junior Sandy Beach Pro - 24 a 25 de junho
(Pro Júnior masculino)
Garden Island Boogie Classic - 20 a 23 de julho
(Dropknee)
Maldives Bodyboard Pro - 3 a 12 de agosto
(Open, Feminino, Pro Júnior masculino, Dropknee)
La Salie Pro - 23 a 25 de agosto
(Pro Júnior masculino, Pro Júnior feminino)
Sintra Pro - 1 a 11 de setembro *
(Feminino, Pro Júnior masculino, Dropknee)
Walker Bay Pro - 15 a 25 de setembro
(Masculino, Feminino)
IBC Moroccan Pro - 29 de setembro a 8 de outubro *
(Masculino, Feminino, Pro Júnior masculino)
Gran Canaria Fronton King - 12 de outubro a 27 de outubro
(Masculino, Pro Júnior masculino)
* sujeito a confirmação
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaIBC/João Araújo
-
FonteRedação
