Depois da visita a Portugal na primeira quinzena de março, a temporada de 2023 do circuito mundial de surf vai prosseguir nos antípodas.
Uma das grandes nações do surf mundial, a Austrália, é o palco das duas etapas que vão encerrar a primeira metade do ano e determinar que surfistas que vão ficar acima e abaixo do cut.
Com o regresso à ação a aproximar-se a passos largos, a World Surf League (WSL) já revelou quais são os heats da ronda inaugural do Rip Curl Pro Bells Beach, o quarto evento do ano.
E conforme já havia sido anunciado em primeira mão pela própria, este é um heat draw que não conta com a presença de Teresa Bonvalot, depois da atual campeã nacional Open ter participado nas três primeiras etapas do ano, usufruindo do estatuto de primeira suplente.
Ainda assim, as portas de Bells Beach não estão fechadas em definitivo para Teresa, pois um infortúnio de última hora com alguma das tops mundiais poderá fazer Bonvalot ingressar no heat draw daquela que é uma das mais emblemáticas etapas do CT.
Heat draw esse onde está Johanne Defay, que irá assim fazer a sua estreia na presente época. A surfista gaulesa falhou o início de época devido a lesão. Nesta primeira aparição mundialista em 2023, Johanne vai medir forças com duas surfistas da casa: Macy Callaghan e Molly Picklum, que é a atual líder do ranking mundial.
Já a australiana Tyler Wright, que venceu este evento em 2022, irá iniciar a defesa do título diante da compatriota Sally Fitzgibbons e da havaiana Gabriela Bryan.
No quadro feminino, composto por 18 surfistas, está ainda por definir uma vaga, que segundo a WSL será destinada à vencedora dos trials.
Também no quadro masculino há um wildcard em aberto para o vencedor dos trials. Esse surfista terá uma prova de fogo logo na abertura em Bells, pois vai dividir o lineup com Jack Robinson, vigente número 1 do ranking, e Kelly Slater, que chega a território 'aussie' pressionado porque está abaixo do cut.
Conforme já erá sabido, o outro wildcard disponível foi parar às mãos de Owen Wright, que irá retirar-se do surf de competição neste evento. O medalhado de bronze em Tóquio'2020 terá como oponentes o rookie Ian Gentil e Filipe Toledo, que o ano passado tocou pela primeira vez o sino mais famoso do surf mundial.
Na prova masculina, destaque ainda para o facto de que Carlos Muñoz continua a fazer uso do estatuto de primeiro suplente à semelhança do que sucedeu nas etapas anteriores. O surfista costarriquenho vai substituir o ainda lesionado Ramzi Boukhiam, que continua sem ter a oportunidade de estrear-se no CT como top mundial.
Para o tomar o lugar do também lesionado Jadson André, o australiano Dylan Moffat foi chamado ao serviço em Bells Beach. A escolha da WSL recaiu sobre Moffat, uma vez que este foi o surfista australiano mais bem classificado no circuito Challenger Series 2022 entre os 'aussies' que não obtiveram a qualificação para o CT.
Na ronda inaugural, Dylan terá pela frente João Chianca, que vem da saborosa vitória em Peniche, bem como Matthew McGillivray. Esta será a segunda aparição de Dylan Moffat numa etapa do circuito mundial de surf e outra vez na Austrália natal. A primeira ocorreu em 2021 na visita às esquerdas de Narrabeen. Nota igualmente para a inclusão de Miguel Pupo no heat draw, ele que saiu lesionado do MEO Rip Curl Pro Portugal.
Recorde-se que nesta ronda inaugural, tanto no masculino como no feminino, os dois primeiros de cada heat seguem diretamente para a ronda 3, enquanto os terceiros classificados têm de passar pela repescagem. O período de espera da 60ª edição do Rip Curl Pro Bells Beach vai de 4 a 14 de abril.
Ronda 1 feminina:
Heat 1: Caitlin Simmers (USA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Sophie McCulloch (AUS)
Heat 2: Molly Picklum (AUS) vs. Macy Callaghan (AUS) vs. Johanne Defay (FRA)
Heat 3: Carissa Moore (HAW) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Event Wildcard
Heat 4: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Caroline Marks (USA) vs. Isabella Nichols (AUS)
Heat 5: Tyler Wright (AUS) vs. Gabriela Bryan (HAW) vs. Sally Fitzgibbons (AUS)
Heat 6: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Brisa Hennessy (CRC) vs. Courtney Conlogue (USA)
Ronda 1 masculina:
Heat 1: Ethan Ewing (AUS) vs. Nat Young (USA) vs. Carlos Munoz (CRC)
Heat 2: Griffin Colapinto (USA) vs. Seth Moniz (HAW) vs. Maxime Huscenot (FRA)
Heat 3: Caio Ibelli (BRA) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Ezekiel Lau (HAW)
Heat 4: Joao Chianca (BRA) vs. Matthew McGillivray (RSA) vs. Dylan Moffat (AUS)
Heat 5: Filipe Toledo (BRA) vs. Ian Gentil (HAW) vs. Owen Wright (AUS)
Heat 6: Jack Robinson (AUS) vs. Kelly Slater (USA) vs. Event Wildcard
Heat 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Connor O'Leary (AUS) vs. Kolohe Andino (USA)
Heat 8: Callum Robson (AUS) vs. Jordy Smith (RSA) vs. Michael Rodrigues (BRA)
Heat 9: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Rio Waida (INA) vs. Jackson Baker (AUS)
Heat 10: Yago Dora (BRA) vs. Samuel Pupo (BRA) vs. Jake Marshall (USA)
Heat 11: Gabriel Medina (BRA) vs. Kanoa Igarashi (JPN) vs. Liam O'Brien (AUS)
Heat 12: John John Florence (HAW) vs. Miguel Pupo (BRA) vs. Barron Mamiya (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram