Se Gabriel Medina já não competia em Pipeline desde 2020, quando perdeu aquela final para o havaiano John John Florence, a última aparição com a licra vestida em Sunset Beach estava ainda mais para trás, sendo necessário rebobinar a cassete até 2017. Na altura, tinha arrecadado somente um título mundial.
Foi na então Vans World Cup, etapa pertencente ao antigo circuito mundial de qualificação (WQS) da World Surf League (WSL) e à mítica Triple Crown havaiana. Com o pensamento no Pipe Masters, Medina acabou por ter uma passagem fugaz pela prova, pois não evitou a eliminação de primeira.
Desde esse dia 1 de dezembro de 2017 foi necessário esperar mais de meia década para vermos Gabes novamente em ação na onda de Sunset Beach, a tal que Kelly Slater não morre de amores e onde nunca triunfou, até ao momento.
À semelhança do 11 vezes campeão mundial, o surfista brasileiro teve estreia vitoriosa Hurley Pro Sunset Beach, segunda etapa do CT 2023.
Garantiu dessa forma o apuramento direto para a ronda 3. Aí, já na fase man-on-man, o três vezes campeão do mundo terá pela frente o rookie indiano Rio Waida.
"Estou contente por ter vencido. Tentei apenas apanhar ondas. Foi divertido, apesar de não ter encontrado Sunset Beach como conhecemos", analisou o natural de Maresias.
Sunset está longe de ser território Medina.
Por isso, o competidor de 29 anos confidenciou que antes desta abordagem inicial, recorreu a alguém que conhece de ginjeira a onda localizada no North Shore de Oahu e outras bem maiores, por sinal.
"Como não passo muito tempo em Sunset Beach, pedi algumas dicas ao Billy Kemper. O Billy é alguém que conhece muito bem esta onda. Antes do heat, disse-me para apenas estar focado em apanhar ondas. E resultou", afirmou o competidor sul-americano.
Para além das valiosas dicas do antigo campeão do mundo de ondas grandes, Gabriel revelou que ao contrário do que é habitual não está a utilizar pranchas concebidas por Johnny Cabianca.
"Sempre que estou no Havai, utilizo muito pranchas da Tokoro Surfboards. O Wade Tokoro é um shaper do qual gosto. Definitivamente, sinto-me mais confortável com as suas pranchas", explicou.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram