O tempo está frio e muito em breve volta a agitação marítima sobretudo na costa ocidental portuguesa. Como tal, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha emitiram o já tradicional alerta à comunidade piscatória e da náutica de recreio, mas também à população em geral.
Num texto publicado no sítio oficial de internet da Autoridade Marítima, pode ler-se que:
As condições do mar vão agravar-se entre o final da noite de terça-feira, dia 28 de fevereiro, e o final de quarta-feira, dia 1 de março.
Na costa ocidental portuguesa, espera-se a entrada de ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 15 e os 18 segundos.
Desta forma, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à "comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".
É também recomendado o "reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem".
Já à população em geral, "desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação". Deve-se igualmente evitar o "acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva".
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam ainda que em caso de "absoluta necessidade" de deslocação à orla costeira, deverá ser mantida uma "atitude vigilante", uma vez que nestas condições o "mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".
Para além da esperada agitação marítima em Portugal continental, o mesmo irá suceder no arquipélago dos Açores. No território insular, o mar vai estar bem agitado até à noite de quinta-feira, dia 3 de março. São esperadas ondas que podem atingir os 18 metros de altura e rajadas de vento com uma intensidade média de 95 km/h, podendo alcançar os 170 km/h.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram