Homepage

  • Havai domina Super Girl Surf Pro de Jacksonville Beach
    15 novembro 2023
    arrow
  • A havaiana Keala Tomoda-Bannert sucede à atual campeã mundial Caroline Marks como Super Girl da Costa Este.
  • De 10 a 12 de novembro, disputou-se o U.S Air Force Super Girl Surf Pro. Este foi um evento 100% feminino, com estatuto QS3000, integrando o calendário do QS regional da América do Norte e do Havai/Taiti.

    Nas ondas de Jacksonville Beach, na Florida, tivemos o surf feminino havaiano a superiorizar-se à armada norte-americana, encabeçada por alguns das jovens promessas que este ano deram nas vistas na Challenger Series, circuito de acesso ao CT. 

    O domínio havaiano foi de tal forma acentuado no Super Girl versão Costa Este que tivemos três surfistas havaianas nas meias-finais, o que assegurou uma final com duas competidoras originárias desse arquipélago.

    O heat decisivo colocou frente a frente Keala Tomoda-Bannert do Kauai e Nora Liotta de Maui. A vitória ficou na posse de Keala após uma performance de excelência, pois fez o score combinado de 17,00 pts, com a melhor onda a ser pontuada em 9,00 pts. Foi o remate final num longo dia de competição para Tomoda-Bannert, pois teve de surfar quatro baterias até gritar vitória no pier de Jacksonville. 

    Tudo começou com o triunfo de KTB sobre a costarriquenha Leilani McGonagle nos oitavos-de-final, seguindo-se a vitória sobre a jovem norte-americana Zoe Benedetto nos quartos-de-final. A passagem à final foi conseguida às custas de outra surfista norte-americana, desta feita Kirra Pinkerton, antiga campeã mundial ISA. Kirra que nos 'quartos' foi a responsável pela eliminação da prodigiosa Erin Brooks, que com apenas 16 anos recentemente estreou-se a vencer na Challenger Series, conquistando o Saquarema Pro.

    Desta forma, Keala Tomoda-Bannert sucede assim à atual campeã mundial Caroline Marks como Super Girl da Costa Este. Com este triunfo em Jacksonville Beach, Keala sagrou-se antecipadamente campeã do QS regional do Havai/Taiti versão 2023/2024, pelo que já assegurou lugar na Challenger Series do próximo ano. Circuito que já fez de forma integral em 2021 e 2022. 

    Quanto a Nora Liotta, depois da vitória em Sunset Beach, a primeira da carreira num QS, voltou a chegar ao heat decisivo, estando igualmente bem colocada para garantir vaga na Challenger Series versão 2024.

    Neste momento, Nora é a vice-líder do ranking do QS do Havai/Taiti, quando falta disputar uma etapa. O evento final terá lugar em Haleiwa, no North Shore da ilha havaiana de Oahu, já a partir do dia 26 de novembro.

    No QS da América do Norte, a liderança do ranking está na posse de Zoe Benedetto. A ação prossegue já esta semana com o O'Neill Cold Water Classic, no famoso pico de Steamer Lane, em Santa Cruz.  

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas