Homepage

  • Kai Sallas e Soleil Errico sagram-se campeões mundiais de longboard
    10 outubro 2023
    arrow
  • Sallas estreou-se como campeão do mundo, enquanto Errico alcançou o terceiro título mundial da carreira, segundo consecutivo.
  • Em 2023, os títulos mundiais de longboard da World Surf League (WSL) foram pela primeira vez atribuídos da mesma forma que tem vindo a suceder no circuito mundial de surf desde 2021.

    Isto é, com a realização de uma finalíssima num só dia de competição, que reuniu o top 8 (masculino e feminino) após a temporada regular, que foi composta por três etapas (Huntington Beach, Bells Beach e El Salvador),

    Sem surpresa, o palco escolhido para a coroação dos novos campeões mundiais foi o icónico First Point de Malibu, no estado norte-americano da Califórnia, considerada por muitos a melhor onda do mundo para a prática da modalidade.

    Depois do intenso nevoeiro ter impedido a realização do evento no último fim de semana, o aguardado Malibu Longboard Championships disputou-se na passada segunda-feira. 

    Uma jornada que consagrou o havaiano Kai Sallas e a norte-americana Soleil Errico como campeões do mundo, com a particularidade de que nenhum destes dois longboarders chegou a Malibu na posse da licra amarela.

    Essas licras estavam nos corpos dos havaianos Kaniela Stewart e Kelis Kaleopaa. Curiosamente, ambos foram vice-campeões mundiais pela segunda temporada consecutiva.

    Para o experiente Kai Sallas, que também desempenha a atividade de shaper, este foi um ano inesquecível. Depois de várias temporadas a bater na trave, alcançou finalmente o primeiro título mundial da carreira, cumprindo um sonho que perseguia há muito. 

    Sucedendo ao australiano Harrison Roach, Kai é o primeiro longboarder havaiano a sagrar-se campeão do mundo desde o conterrâneo Duane deSoto em 2010. Já Soleil Errico revalidou o título conquistado há um ano, alcançando o terceiro cetro mundial da carreira (2018, 2022 e 2023).

    Na finalíssima masculina, Kai Sallas, número 2 do ranking mundial à partida, começou por defrontar o experiente Ben Skinner, que fez um campanha de mérito em Malibu ao conquistar duas baterias. Este duelo foi um super heat e pendeu para o lado de Sallas por uma unha negra, somando 17,87 pts face aos 17,83 pts do rival britânico, que fechou o ano como número 3 do ranking mundial.

    No embate do título, Kai até começou por perder a primeira bateria para Kaniela Stewart, mas depois operou a reviravolta, vencendo os dois heats seguintes para assim sagrar-se campeão do mundo.

    "Durante mais de 20 anos tentei adicionar o meu nome à lista de campeões mundiais havaianos, pelo que este é um sonho tornado realidade. Estou muito orgulhoso", confidenciou o competidor que havia sido vice-campeão em 2016 e 2018.

    Este foi um desfecho bem amargo para Kaniela Stewart, que havia vencido duas etapas da fase regular (Huntington Beach e El Salvador). 

    Entre as senhoras, Soleil Errico tal como Kai Sallas também chegou a Malibu no segundo posto do ranking. A longboarder norte-americana iniciou a campanha com uma vitória sobre a havaiana Sophia Culhane, que na bateria anterior derrotou a antiga campeã mundial Honolua Blomfield. 

    A seguir, diante da jovem Kelis Kaleopaa, Soleil não deu hipóteses ao conquistar duas baterias de enfiada, selando assim a revalidação do título em casa.

    "Deu bastante trabalho. Precisamos de trabalhar muito para alcançarmos os nossos sonhos. Às vezes podemos trabalhar o máximo que é possível e não sabemos se vai acontecer. A verdade é que aconteceu. É insano. Esta é a minha casa. O meu coração e a alma estão aqui", afirmou Errico.

    Women's Title Match Results:
    HEAT 1: Soleil Errico (USA) 13.50 DEF. Kelis Kaleopaa (HAW) 7.73
    HEAT 2: Soleil Errico (USA) 15.83 DEF. Kelis Kaleopaa (HAW) 11.90

    Men's Title Match Results:
    HEAT 1: Kaniela Stewart (HAW) 15.77 DEF. Kai Sallas (HAW) 14.57
    HEAT 2: Kai Sallas (HAW) 14.93 DEF. Kaniela Stewart (HAW) 11.10
    HEAT 3: Kai Sallas (HAW) 15.43 DEF. Kaniela Stewart (HAW) 14.24

    Women's Match 4 Results:
    HEAT 1: Soleil Errico (USA) 14.66 DEF. Sophia Culhane (HAW) 13.77

    Men's Match 4 Results:
    HEAT 1: Kai Sallas (HAW) 17.87 DEF. Ben Skinner (GBR) 17.83

    Women's Match 3 Results:
    HEAT 1: Sophia Culhane (HAW) 17.50 DEF. Honolua Blomfield (HAW) 16.33

    Men's Match 3 Results:
    HEAT 1: Ben Skinner (GBR) 15.90 DEF. Taylor Jensen (USA) 15.24

    Women's Match 2 Results:
    HEAT 1: Honolua Blomfield (HAW) 14.50 DEF. Mason Schremmer (USA) 11.37, Alice Lemoigne (FRA) 10.97

    Men's Match 2 Results:
    HEAT 1: Ben Skinner (GBR) 14.13 DEF. Tony Silvagni (USA) 12.90, Declan Wyton (AUS) 11.60

    Women's Match 1 Results:
    HEAT 1: Mason Schremmer (USA) 13.73 DEF. Rachael Tilly (USA) 10.54, Chloe Calmon (BRA) 10.40

    Men's Match 1 Results:
    HEAT 1: Tony Silvagni (USA) 11.23 DEF. Edouard Delpero (FRA) 8.37, Rogelio Jr Esquievel (PHL) 7.17

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas