Homepage

  • Ian Gouveia replica feito do pai ao triunfar em Maresias
    22 setembro 2023
    arrow
  • O QS de Maresias marcou o regresso à competição do top mundial Miguel Pupo após longa paragem devido a lesão.
  • O QS regional da América do Sul prosseguiu com a quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf versão 2023, disputada na conhecida Praia de Maresias, em São Sebastião.

    O evento, com estatuto QS1000, terminou com os triunfos do brasileiro e antigo top mundial Ian Gouveia, bem como da peruana Arena Rodriguez Vargas, que pela primeira vez na carreira conquistou um QS e logo na estreia de um evento feminino desta dimensão em São Sebastião. 

    Em latitude do três vezes campeão mundial Gabriel Medina, outro local reinou na prova masculina. Ian Gouveia anotou uma vitória emotiva. Isto porque o experiente surfista brasileiro replicou aquilo que o seu pai, Fábio, havia feito no distante ano de 2000, quando Ian ainda era uma criança. Vencer um campeonato em Maresias.

    No dia das finais, o novo líder do ranking do QS regional da América do Sul começou por superar o jovem Rodrigo Saldanha nas meias-finais. Na derradeira bateria, Ian Gouveia obteve uma vitória apertada sobre o jovem Heitor Mueller, somando 14,00 pts contra os 13,83 pts do compatriota. Este foi o segundo triunfo de Gouveia no presente Circuito Banco do Brasil de Surf, pois também foi o mais forte em Saquarema.

    Nota ainda para o facto de que a prova disputada em Maresias marcou o regresso à competição de Miguel Pupo. Depois de um longo período de afastamento devido a lesão, o top mundial voltou a vestir a licra. O mano de Samuel Pupo, que também esteve em prova, atingiu os quartos-de-final, tendo sido derrotado pelo finalista Heitor Mueller. Para a história fica o facto de Pupo ter conquistado duas das quatro baterias que disputou.

    Quanto à prova feminina, a já mencionada Arena Rodriguez Vargas levou a melhor, tornando-se na primeira surfista não brasileira a vencer uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf.

    Na final, marcada por scores combinados magros, a surfista peruana somou 7,77 pts e superiorizou-se à argentina Vera Jarisz (6,30 pts). Para trás, no dia das finais, Arena havia derrotado as brasileiras Isabelle Nalu e Yasmin Neves nos quartos-de-final e meias-finais, respetivamente. 

    Neste evento, ficaram igualmente definidos dois wildcards para o Corona Saquarema Pro, que será a última etapa do circuito Challenger Series de 2023, a disputar na segunda quinzena de outubro.

    Estes foram atribuídos aos líderes dos rankings do Circuito Banco do Brasil de Surf no final da etapa. Esses são os brasileiros Gabriel Klaussner e Tainá Hinckel, que também é a atual comandante do QS regional feminino da América do Sul. 

    A quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf será disputada de 30 de outubro a 1 de novembro. O local será anunciado em breve pela World Surf League (WSL).

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas