Homepage

  • Estreia vitoriosa de Kika Veselko no Ericeira Pro
    01 outubro 2023
    arrow
  • Já Yolanda Hopkins e Carolina Mendes foram eliminadas na ronda inaugural.
  • O EDP Vissla Ericeira Pro foi para a água logo no primeiro dia da janela de espera, que estende-se até ao próximo domingo (8 de outubro), nesta que é a quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2023.

    Um dia curto de competição, apenas oito baterias foram realizadas, no qual Ribeira d'Ilhas ofereceu aos atletas a sua face mais minúscula em termos de ondulação. 

    A jornada foi dedicada em exclusivo à competição feminina, com a realização da ronda inaugural. No que toca à armada lusa, tivemos três antigas campeãs nacionais em ação: Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Francisca Veselko.

    Destas, somente a vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) assegurou a passagem à ronda 2. Objetivo esse que foi alcançado em grande estilo. 

    Bastante conectada com o difícil mar desde os primeiros momentos da bateria, Kika cedo fez uma nota na casa da excelência (8,50 pts), que ajudou a construir o melhor score combinado (13,40 pts) de toda a ronda. A outra onda foi de 4,90 pts. 

    "O primeiro heat é sempre um pouco stressante, mas tenho treinado muito aqui. O início da bateria foi lento, mas aquela onda conectou e consegui uma boa pontuação. Estou super focada. Tenho treinado duas vezes por dia e estou a alimentar-me de forma saudável", confidenciou a campeã nacional de surf em 2021.

    Na segunda posição ficou a jovem brasileira Laura Raupp (10,50 pts). Eliminadas foram as nipónicas Minami Nonaka e Amuro Tsuzuki, que foi a campeã mundial Júnior antes de Veselko.

    Agora, na ronda seguinte já com as tops seeds em cena, Francisca Veselko vai surfar no mesmo heat (7º) de Teresa Bonvalot. A dupla lusa vai dividir o lineup de Ribeira com a francesa Vahine Fierro e a prodígio canadiana Erin Brooks. 

    Quanto às outras duas surfistas portuguesas em prova, não evitaram a derrota de primeira. Na segunda bateria do dia, marcada por pontuações baixas, Yolanda Hopkins não foi além da terceira posição (6,04 pts), tendo sido batida pela peruana Daniella Rosas (7,23 pts) e a sul-africana Natasha Van Greunen (8,27 pts), vencedora do heat. 

    Já Carolina Mendes, numa praia em que já venceu por várias vezes na Liga MEO Surf, competiu na quarta bateria. Aí, ficou na quarta posição, com apenas 2,07 pts somados. Seguiram em frente Sophia Medina, irmã de Gabriel, e a japonesa Nanaho Tsuzuki, que conquistou a bateria.

    O surf nipónico esteve em destaque neste primeiro do Challenger da Ericeira, pois venceu duas das oito baterias colocadas na água. A outra vencedora do país do sol nascente foi Anon Matsuoka.

    No setor masculino, que está ainda por estrear, teremos quatro surfistas portugueses em ação: Frederico Morais e os wildcards Henrique Pyrrait, Martim Nunes e Joaquim Chaves, que vão estar em prova logo na ronda inaugural. 

    Com o mar a continuar pequeno no início da semana, o EDP Vissla Ericeira Pro apenas será retomado na terça-feira, dia 3 de outubro, momento em que já é esperada uma subida do mar.

    Na terça-feira, a chamada está marcada para as 7h00, hora de Portugal continental, com potencial início de ação às 7h35. Espera-se uma longa jornada em Ribeira d'Ilhas.

    Resultados ronda 1 feminina: 

    HEAT 1: Kobie Enright (AUS) 9.30 DEF. Nadia Erostarbe (EUK) 8.27, Ella McCaffray (USA) 8.16, Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 7.50
    HEAT 2: Natasha Van Greunen (RSA) 8.27 DEF. Daniella Rosas (PER) 7.23, Yolanda Hopkins (POR) 6.04, Puamakamae DeSoto (HAW) 5.33
    HEAT 3: Tessa Thyssen (FRA) 11.66 DEF. Nikki Van Dijk (AUS) 9.37, Sara Wakita (JPN) 8.53, Nyxie Ryan (AUS) 7.67
    HEAT 4: Nanaho Tsuzuki (JPN) 10.77 DEF. Sophia Medina (BRA) 9.24, Zoë Steyn (RSA) 9.06, Carolina Mendes (POR) 2.07
    HEAT 5: Sol Aguirre (PER) 11.67 DEF. Pauline Ado (FRA) 9.23, Leilani McGonagle (CRC) 8.00, Arena Rodriguez Vargas (PER) 6.00
    HEAT 6: Anon Matsuoka (JPN) 11.73 DEF. Zoe McDougall (HAW) 11.23, Jessie Van Niekerk (RSA) 9.24, Kirra Pinkerton (USA) 7.73
    HEAT 7: Francisca Veselko (POR) 13.40 DEF. Laura Raupp (BRA) 10.50, Minami Nonaka (JPN) 9.13, Amuro Tsuzuki (JPN) 5.93
    HEAT 8: Zoe Benedetto (USA) 12.50 DEF. Erin Brooks (CAN) 12.50, Nora Liotta (HAW) 12.23, Eweleiula Wong (HAW) 8.73

    Heats ronda 2 feminina: 

    HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Ariane Ochoa (EUK) vs. Kobie Enright (AUS) vs. Daniella Rosas (PER)
    HEAT 2: Sarah Baum (RSA) vs. Luana Silva (BRA) vs. Natasha Van Greunen (RSA) vs. Nadia Erostarbe (EUK)
    HEAT 3: Bronte Macaulay (AUS) vs. Zahli Kelly (AUS) vs. Tessa Thyssen (FRA) vs. Sophia Medina (BRA)
    HEAT 4: India Robinson (AUS) vs. Bella Kenworthy (USA) vs. Nanaho Tsuzuki (JPN) vs. Nikki Van Dijk (AUS)
    HEAT 5: Isabella Nichols (AUS) vs. Sophie McCulloch (AUS) vs. Sol Aguirre (PER) vs. Zoe McDougall (HAW)
    HEAT 6: Alyssa Spencer (USA) vs. Ellie Harrison (AUS) vs. Anon Matsuoka (JPN) vs. Pauline Ado (FRA)
    HEAT 7: Vahine Fierro (FRA) vs. Teresa Bonvalot (POR) vs. Francisca Veselko (POR) vs. Erin Brooks (CAN)
    HEAT 8: Sawyer Lindblad (USA) vs. Macy Callaghan (AUS) vs. Zoe Benedetto (USA) vs. Laura Raupp (BRA)

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas