Homepage


-
Kika Veselko alcança 3º lugar no Lacanau Pro20 agosto 2023

- Na prova masculina, o melhor representante luso foi Francisco Almeida, que obteve o 13º lugar.
-
Terminou este domingo o Lacanau Pro, a segunda etapa do circuito QS regional europeu de 2023/2024. A prova francesa, disputada nas ondas da Grande Plage, teve um desfecho que há muito já não sucedia neste circuito continental.
Uma dúzia de eventos depois, que renderam dois títulos europeus pelo meio, o surf feminino português não gritou vitória numa etapa do QS regional europeu. Chegou ao fim a histórica sequência vitoriosa, que reivindicou todo o crescimento das surfistas portuguesas em competições internacionais.
No Lacanau Pro, Francisca Veselko foi a melhor representante lusa ao alcançar o terceiro posto, não conseguindo assim a segunda vitória consecutiva no evento.
Depois do afastamento na véspera de Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Mafalda Lopes, todas eliminadas na ronda 3, Kika era a resistente da armada portuguesa no dia das finais.
Porém, nas meias-finais, a vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) acabou por sair derrotada do duelo com Nadia Erostarbe. A campeã nacional Open em 2019 anotou o score combinado de 9,00 pts face aos 11,50 pts somados pela adversária basca, que veio a vencer o evento.
Numa final equilibrada, Nadia levou a melhor sobre a gaulesa Tessa Thyssen, que até fez a melhor onda da final (6,07 pts). Esta foi a terceira vitória da carreira de Nadia Erostarbe num evento QS, a primeira na Europa.
Já na prova masculina, o triunfo foi arrecadado por Leo Paul Etienne, que sucede assim a Guilherme Ribeiro na lista de vencedores do Lacanau Pro. Numa final 100% francesa, Etienne bateu Tiago Carrique, estreando-se a vencer eventos QS. O melhor surfista português foi Francisco Almeida, que obteve o 13º posto.
Em termos de rankings, após duas provas, os jovens Ido Arkin e Alys Barton são os novos comandantes. No ranking feminino, a atual campeã europeia Yolanda Hopkins é a surfista portuguesa mais bem colocada, estando na vice-liderança, depois de ter perdido o primeiro posto. No setor masculino, Francisco Almeida é o melhor luso, surgindo no 27º lugar.
Fechado o Lacanau Pro, evento com estatuto QS1000, o QS regional europeu versão 2023/2024 vai continuar por França na próxima semana.
A terceira etapa da temporada é o Rip Curl Pro Anglet, que será disputado na conhecida Praia de Chambre d'Amour. O período de espera é de 22 a 27 de agosto, naquela que será primeira prova do ano com estatuto QS3000. Recorde-se que este é um circuito no qual estão em jogo vagas de acesso à Challenger Series de 2024.
Resultado final feminina:
1ª Nadia Erostarbe (EUK) 10.73
2ª Tessa Thyssen (FRA) 10.57Resultado final masculina:
1º Leo Paul Etienne (FRA) 10.83
2º Tiago Carrique (FRA) 10.34Resultados meias-finais femininas:
SF 1: Tessa Thyssen (FRA) 13.00 def. Alys Barton (GBR) 8.47
SF 2: Nadia Erostarbe (EUK) 11.50 def. Francisca Veselko (POR) 9.00Resultados meias-finais masculinas:
SF 1: Leo Paul Etienne (FRA) 10.04 def. Ido Hagag (ISR) 9.16
SF 2: Tiago Carrique (FRA) 11.74 def. Thomas Debierre (FRA) 10.87Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram