Homepage


-
Yolanda Hopkins triunfa no arranque em Huntington Beach31 julho 2023

- Já Carolina Mendes e Francisca Veselko foram eliminadas de primeira na prova que decorre em Huntington Beach.
-
Ao segundo dia de competição no US Open of Surfing, quarta etapa da Challenger Series versão 2023, tivemos a entrada em cena da armada lusa presente na icónica Huntington Beach, situada no estado norte-americano da Califórnia.
Nesta jornada dedicada em exclusivo ao setor feminino, na véspera apenas os homens vestiram a licra de competição, tivemos três surfistas portuguesas em ação: Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Francisca Veselko.
Todas surfaram na ronda 1, mas somente Yolanda teve motivos para sorrir, pois venceu a sua bateria e foi a única competidora lusa a seguir em frente, juntando-se a Teresa Bonvalot na ronda 2, que usufrui de um 'seeding' mais elevado.
Inserida na oitava e última bateria da ronda inaugural, Yo comandou as operações desde cedo, assegurando o triunfo com o score combinado de 10,93 pts. Isto numa bateria em que a surfista algarvia esteve muito ativa, tendo surfado uma dezena de ondas durante os 30 minutos de duração que teve o heat.
Para a segunda ronda, seguiu igualmente a norte-americana Kirra Pinkerton, segunda classificada, enquanto a australiana Nyxie Ryan e a havaiana Nora Liotta ficaram pelo caminho.
Por sua vez, Carolina Mendes e Francisca Veselko não evitaram a eliminação de primeira do US Open of Surfing, sendo esta a segunda etapa consecutiva da Challenger Series 2023 em que as duas surfistas não passam da primeira ronda.
Carol esteve em ação logo na primeira bateria do dia. Com a pontuação combinada de 8,60 pts, a surfista de 28 anos foi terceira classificada numa bateria conquistada pela australiana Zahli Kelly. A norte-americana Sara Freyre alcançou o segundo posto, enquanto a havaiana Moana Jones Wong, em quarto, também disse adeus ao US Open of Surfing.
Já Kika Veselko surfou no quinto heat e tal como Carolina Mendes não foi além do terceiro lugar. A vigente campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) construiu o score combinado de 10,17 pts, que foi insuficiente para levar a melhor sobre a peruana Sol Aguirre (12,10 pts) e a norte-americana Zoe Benedetto (10,23 pts). Talia Swindal (9,17 pts) também foi afastada.
Com a participação portuguesa reduzida a metade entre as senhoras, Teresa Bonvalot será a primeira lusa a surfar na ronda 2. Na sexta bateria, Teresa vai medir forças com a francesa Vahine Fierro, Zoe Benedetto e a brasileira Silvana Lima, que esteve em destaque na ronda 1 ao conseguir a melhor nota, com 9,33 pts, na sequência de um aéreo.
Por sua vez, Yolanda Hopkins voltará a competir no último heat da ronda. As oponentes são a basca Ariane Ochoa e as australianas Isabella Nichols e Nikki van Dijk, duas antigas top mundiais.
Do lado masculino, Frederico Morais já tem todos os rivais definidos na 10º bateria da ronda 2. Ao gaulês Joan Duru e ao atual campeão mundial Júnior da WSL, o 'aussie' Jarvis Earle, juntou-se o havaiano Eli Hanneman, num heat que promete ser bem disputado nas águas de Huntington Beach.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram