Homepage

  • Top seeds mandam no arranque em J-Bay
    13 julho 2023
    arrow
  • Embalado pela histórica vitória no 'Maracaña do Surf', Yago Dora foi o autor da melhor performance deste dia inaugural de competição.
  • Esta quinta-feira, abriu o período de espera do Corona Open J-Bay, aquela que é a nona e penúltima etapa da fase regular do circuito mundial de surf de 2023.

    Neste primeiro dia da janela de espera, que estende-se até 22 de julho, houve direito a ação naquela que é considerada por muitos a melhor direita do mundo, que esteve a funcionar longe daquele potencial que conhecemos, mas ofereceu boas rampas para voos. 

    Porém, no pico de Supertubes, realizaram-se apenas as oito baterias respeitantes à ronda inaugural masculina, sendo que do plano anunciado pela organização constava igualmente a ida para a água da primeira ronda da prova feminina. Contudo, as condições do mar deterioram-se com o fim da manhã, devido à ação do vento onshore, pelo que as melhores surfistas do mundo tiveram de ficar em terra.

    Da ação que houve, destaque para o facto de que os top seeds ditaram a sua lei neste arranque do evento sul-africano, com notas de excelência e scores combinados sólidos a darem forma a esses triunfos. Os únicos top seeds que não conseguiram garantir desde já a passagem direta aos oitavos-de-final foram dois surfistas australianos.

    O atual número 3 mundial e campeão em título desta etapa, Ethan Ewing, que foi surpreendido pelo rookie Rio Waida, bem como o compatriota Jack Robinson, que após a lesão contraída em Bells Beach continua a ser uma sombra do que foi no arranque da presente temporada, onde venceu em Pipeline e envergou a licra amarela pela primeira vez na carreira.

    Na oitava e última bateria do dia, o finalista vencido do MEO Rip Curl Pro Portugal não somou mais do que 6,93 pts, tendo ficado atrás o herói local Jordy Smith e do italiano Leo Fioravanti, que foi o vencedor.

    Na ronda de eliminação, já em formato 'man-on-man', Ethan Ewing vai defrontar o wildcard Adin Masencamp logo no primeiro heat, enquanto Jack Robinson vai medir forças com Kelly Slater, que está de volta à ação após ter falhado o Vivo Rio Pro devido a doença.

    KS também esteve discreto nesta sua primeira apresentação em Jeffreys Bay e mais uma vez caiu para a repescagem. O mais laureado surfista da história da modalidade não foi além dos 7,44 pts, numa bateria em que Griffin Colapinto deu espetáculo, com 16,17 pts, o segundo melhor score combinado da jornada.

    Melhor do que Colapinto, apenas Yago Dora. Embalado pela histórica vitória no 'Maracaña do Surf', Dora voltou a voar bem alto, que valeu uma onda de 9,23 pts e ajudou a perfazer o score combinado de 16,27 pts na vitória diante do australiano Connor O'Leary e do havaiano Ian Gentil. Entre a armada brasileira, João Chianca, Gabriel Medina e Filipe Toledo também entraram a vencer no Corona Open J-Bay.

    No caso de Toledo, havia a expectativa para saber como é que o novo líder do ranking mundial iria apresentar-se ao serviço após ter saído lesionado do Vivo Rio Pro. Numa onda que domina como poucos, o atual campeão do mundo mostrou-se em bom plano e protagonizou um dos melhores desempenhos do dia, com 15,27 pts de pontuação combinada.

    O mesmo não pode dizer o compatriota Ítalo Ferreira, pois o vigente campeão olímpico foi batido pelo havaiano John John Florence, também ele em modo voador nas direitas de J-Bay.

    O bicampeão mundial de surf, que até ao momento nunca venceu este evento, anotou o score combinado de 15,27 pts face aos 14,34 pts de Ítalo, enquanto o australiano Callum Robson foi um mero espetador privilegiado deste duelo, tendo somado uns magros 3,70 pts. Na ronda de repescagem, Ítalo Ferreira vai agora jogar a continuidade no evento diante de Ian Gentil. 

    A jornada também não foi nada fácil para o trio sul-africano. Não obstante beneficiarem do fator caso, Jordy Smith, Matthew McGillivray e Adin Masencamp foram atirados para a repescagem. 

    Concluído o primeiro dia de prova em Jeffreys Bay, a chamada esta sexta-feira está marcada para as 6h45 (hora de Portugal continental, sendo esperado que o mar continue a cair.

    Resultados Ronda 1 masculino:

    HEAT 1: Joao Chianca (BRA) 11.50 DEF. Seth Moniz (HAW) 10.17, Barron Mamiya (HAW) 6.37
    HEAT 2: Rio Waida (INA) 14.10 DEF. Ethan Ewing (AUS) 11.67, Caio Ibelli (BRA) 9.17
    HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 16.17 DEF. Liam O'Brien (AUS) 8.26, Kelly Slater (USA) 7.44
    HEAT 4: Filipe Toledo (BRA) 15.27 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 14.33, Adin Masencamp (RSA) 9.43
    HEAT 5: Yago Dora (BRA) 16.27 DEF. Connor O'Leary (AUS) 13.53, Ian Gentil (HAW) 10.40
    HEAT 6: John John Florence (HAW) 15.27 DEF. Italo Ferreira (BRA) 14.34, Callum Robson (AUS) 3.70
    HEAT 7: Gabriel Medina (BRA) 14.00 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 13.67, Ryan Callinan (AUS) 12.93
    HEAT 8: Leonardo Fioravanti (ITA) 12.07 DEF. Jordy Smith (RSA) 9.10, Jack Robinson (AUS) 6.93

    Heats Ronda de Repescagem: 

    HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) vs. Adin Masencamp (RSA)
    HEAT 2: Connor O'Leary (AUS) vs. Callum Robson (AUS)
    HEAT 3: Jack Robinson (AUS) vs. Kelly Slater (USA)
    HEAT 4: Barron Mamiya (HAW) vs. Matthew McGillivray (RSA)
    HEAT 5: Ryan Callinan (AUS) vs. Seth Moniz (HAW)
    HEAT 6: Caio Ibelli (BRA) vs. Jordy Smith (RSA)
    HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
    HEAT 8: Liam O'Brien (AUS) vs. Kanoa Igarashi (JPN)

    Heats ronda 1 feminina: 

    Heat 1: Molly Picklum (AUS) vs. Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
    Heat 2: Carissa Moore (HAW) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Sarah Baum (RSA)
    Heat 3: Tyler Wright (AUS) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Johanne Defay (FRA)
    Heat 4: Caroline Marks (USA) vs. Stephanie Gilmore (AUS) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas