Homepage
- Chegou ao fim o longo reinado vitorioso de Filipe Toledo no Rio Pro. Já Carissa Moore tornou-se no primeiro nome de todo o CT a garantir lugar na finalíssima de Trestles.
-
Uma semana depois e na sequência de meia dúzia de lay days consecutivos, as condições do mar alinharam-se finalmente na Praia de Itaúna, em Saquarema, pelo que o Vivo Rio Pro regressou à água.
Neste penúltimo dia da janela de espera da oitava etapa do circuito mundial de surf de 2023, o 'Maracaña do Surf' encheu para uma jornada cinzenta, de mar mexido e recheada de surpresas, protagonizadas pelos wildcards brasileiros. Muito houve para contar após 22 baterias terem sido colocadas na água durante o dia.
No setor masculino, houve uma autêntica razia entre os surfistas mais bem colocados no ranking mundial, o que até já originou uma mudança no dono da licra amarela.
Dos cinco primeiros do ranking na chegada ao Brasil, as posições que dão acesso à finalíssima de Trestles, apenas o australiano Ethan Ewing, vigente número 4 mundial, ainda continua em prova, estando apurado para os quartos-de-final.
Por sua vez, Griffin Colapinto (nº1), Filipe Toledo (nº2), João Chianca (nº3) e Gabriel Medina (nº5) foram afastados.
Tudo começou, na ronda de repescagem, com a saída de cena de Griffin Colapinto, que estava na posse da licra amarela. O carrasco do surfista californiano foi o wildcard Jadson André, chamado à última hora para suprimir a ausência do adoentado Kelly Slater e que viveu uma sexta-feira de sonho no 'Maracaña do Surf'.
Colapinto, que não se mostrou totalmente conetado com o mar, despede-se de Saquarema com um 17º lugar e deu continuidade aos resultados discretos que tem vindo a plasmar no Rio Pro, onde o melhor que conseguiu até ao momento foi o nono lugar em 2019.
Esta derrota precoce de Griffin significou igualmente o adeus à licra amarela, que estava na sua posse desde o triunfo no polémico Surf Ranch Pro. Licra essa que passou para o corpo de Filipe Toledo, naquela que foi a única boa notícia do dia para o vigente campeão mundial.
Depois do incrível registo de 18 baterias consecutivas a vencer neste evento, Toledo foi eliminado do Vivo Rio Pro, o que já não sucedida desde o dia 13 de maio de 2017 (!). Há mais de seis anos que não víamos tal coisa. Isto significa que haverá pela primeira vez desde 2017 teremos alguém a vencer que não Filipinho.
Quem colocou ponto final no longo reinado vitorioso foi.. Jadson André, que num punhado de horas eliminou os dois primeiros classificados do ranking mundial. É só mais um conto-de-fadas protagonizado por este guerreiro que deixou o CT a meio do ano devido ao cut, consequência de ter falhado a primeira metade da campanha por estar lesionado. "Estou tão feliz que sinto-me como se tivesse conquistado o evento", confidenciou.
Regressando a Filipe Toledo, que havia conquistado as três últimas edições da prova, acabou surpreendido pelo compatriota e ainda saiu amachucado do joelho direito na sequência de um aéreo que não conseguiu completar nos últimos segundos da bateria. O surfista de 28 anos teve mesmo de deixar a água em ombros, sendo posteriormente assistido pela equipa médica da World Surf League (WSL).
É certo que haverá um novo campeão da etapa, mas esse não será Gabriel Medina, mais uma vez. O três vezes campeão do mundo foi eliminado na ronda de repescagem pelo wildcard Samuel Pupo.
Finalista do Rio Pro há um ano, Pupo foi outro dos surfistas do dia, pois nos oitavos-de-final derrubou o amigo João Chianca. Agora, nos quartos-de-final, o rookie do CT 2022 vai defrontar o australiano Ryan Callinan. Nessa parte do quadro, encontramos ainda o duelo entre Ethan Ewing e o italiano Leo Fioravanti, que atingiu os 'quartos' após emotiva reviravolta nos últimos segundos sobre o sul-africano Jordy Smith.
Na outra metade do quadro, já é certo que teremos uma meia-final entre um surfista brasileiro e outro originário do Havai.
Isto porque Jadson André vai medir forças diante do compatriota Yago Dora, enquanto John John Florence dividirá o lineup com Barron Mamiya, que surpreendentemente dominou e eliminou Ítalo Ferreira nos oitavos-de-final.
À semelhança de Gabes, Ítalo continua sem conhecer o sabor da vitória no Rio Pro. Nesta fase, o único antigo vencedor do evento em competição é John John, que no seu compromisso não deu espaço a surpresas a Ian Gentil.
Quanto à prova feminina, abriu o dia com as duas baterias em falta da ronda de repescagem. Aí, a australiana Molly Picklum derrotou a francesa Johanne Defay, que tarda em encontrar-se com os bons resultados, enquanto a jovem Caitlin Simmers infringiu uma derrota de primeira a Tatiana Weston-Webb, o que deixou o surf brasileiro sem representação entre as senhoras, o que significa o prolongamento do longo jejum de vitórias no Rio Pro. A última foi conseguida em 1999 por Andrea Lopes.
Nos quartos-de-final, as 'repescadas' Molly e Caity mediram forças, com Simmers a superiorizar-se. A surfista de 17 anos alcançou a terceira meia-final da carreira em etapas do circuito mundial de surf, neste que é o seu ano de estreia entre a elite.
A vencedora do MEO Rip Curl Portugal Pro vai lutar com Carissa Moore, líder do ranking mundial, por um lugar na final. Carissa que é a campeã em título do Rio Pro e com esta passagem à meia-final, depois de derrotar a jovem Bettylou Sakura Johnson, tornou-se no primeiro nome de todo o CT a garantir a qualificação para a finalíssima de Trestles, onde serão discutidos os títulos mundiais em setembro.
A outra meia-final terá dentro de água a norte-americana Caroline Marks e a australiana Tyler Wright, naquela que será a reedição da final da última prova do CT, o El Salvador Pro, então com a vitória a pender para o lado de Caroline.
A vitória sobre a compatriota Lakey Peterson permitiu a Marks atingir a quarta meia-final consecutiva no CT 2023, enquanto Tyler derrotou a jovem havaiana Gabriela Bryan e está pela sexta vez nas meias-finais em oito etapas da atual época.
Este sábado, último dia da janela de espera, é o dia das finais do Vivo Rio Pro. Por realizar estão uma dezena de baterias até serem conhecidos os vencedores do evento brasileiro.
Resultados ronda de repescagem feminina (Heats 3 e 4):
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) 10.33 DEF. Johanne Defay (FRA) 6.16
HEAT 4: Caitlin Simmers (USA) 11.73 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 7.66
Resultados quartos-de-final femininos:HEAT 1: Tyler Wright (AUS) 13.60 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 10.33
HEAT 2: Caroline Marks (USA) 14.16 DEF. Lakey Peterson (USA) 13.10
HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 15.33 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 13.77
HEAT 4: Caitlin Simmers (USA) 11.40 DEF. Molly Picklum (AUS) 10.30
Resultados ronda de repescagem masculina:HEAT 1: Jadson Andre (BRA) 11.30 DEF. Griffin Colapinto (USA) 9.30
HEAT 2: Ian Gentil (HAW) 13.50 DEF. Connor O'Leary (AUS) 11.83
HEAT 3: Samuel Pupo (BRA) 12.00 DEF. Gabriel Medina (BRA) 11.00
HEAT 4: Barron Mamiya (HAW) 13.73 DEF. Caio Ibelli (BRA) 10.34
HEAT 5: Seth Moniz (HAW) 7.97 DEF. Jack Robinson (AUS) 6.33
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) 8.57 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 6.20
HEAT 7: Leonardo Fioravanti (ITA) 11.70 DEF. Rio Waida (INA) 9.27
HEAT 8: Kanoa Igarashi (JPN) 11.60 DEF. Callum Robson (AUS) 10.27Resultados oitavos-de-final masculinos:
HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) 10.20 DEF. Joao Chianca (BRA) 9.27
HEAT 2: Ryan Callinan (AUS) 12.50 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 12.20
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) 11.90 DEF. Seth Moniz (HAW) 9.60
HEAT 4: Leonardo Fioravanti (ITA) 13.66 DEF. Jordy Smith (RSA) 11.76
HEAT 5: Jadson Andre (BRA) 11.07 DEF. Filipe Toledo (BRA) 10.40
HEAT 6: Yago Dora (BRA) 12.67 DEF. Liam O'Brien (AUS) 7.43
HEAT 7: John John Florence (HAW) 14.17 DEF. Ian Gentil (HAW) 9.90
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) 11.14 DEF. Italo Ferreira (BRA) 7.26Meias-finais femininas:
HEAT 1: Tyler Wright (AUS) vs. Caroline Marks (USA)
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Caitlin Simmers (USA)
Quartos-de-final masculinos:HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) vs. Ryan Callinan (AUS)
HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
HEAT 3: Jadson Andre (BRA) vs. Yago Dora (BRA)
HEAT 4: John John Florence (HAW) vs. Barron Mamiya (HAW)Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram