Homepage

  • Trio português está nas meias-finais do Pro Júnior de Casablanca
    06 maio 2023
    arrow
  • Este domingo, Afonso Antunes, Francisco Ordonhas e Maria Salgado vão lutar pela vitória no Morocco Mall Junior Pro Casablanca.
  • O Morocco Mall Junior Pro Casablanca, etapa que abre a temporada de 2023 do circuito Pro Júnior europeu da World Surf League (WSL), teve este sábado o seu penúltimo dia de competição nas ondas de Ain Diab.

    Esta foi uma jornada marcada pela realização de duas rondas tanto no setor masculino como na prova feminina, sendo que Portugal conseguiu colocar um total de três surfistas nas meias-finais, entre os oito que estiveram em ação durante o dia. 

    Na competição masculina, já é certo que vamos ter um surfista português na final. Isto porque Afonso Antunes e Francisco Ordonhas vão medir forças na primeira bateria das meias-finais. É o resultado do facto de tanto Francisco como Afonso terem vencido os respetivos heats da ronda 5 e quartos-de-final, aqui já em modo 'man-on-man'.

    No caso de Ordonhas, que até ao momento venceu as quatro baterias disputadas neste Pro Júnior de Casablanca, o jovem surfista luso já igualou aquela que é a sua melhor classificação numa etapa deste circuito.

    Na outra meia-final, teremos o duelo entre o alemão Tim Elter e o francês Paco Alonzo. Qualquer destes quatro surfistas que saia vencedor, conseguirá o primeiro triunfo da carreira no circuito Pro Júnior europeu. 

    Ainda entre os homens, deste dia de competição ficou a eliminação de Martim Fortes, Joaquim Chaves e Francisco Mittermayer, com estes dois a darem por encerrada a participação na mesma bateria em que Afonso Antunes seguiu em frente. Martim e Joaquim alcançaram o nono posto, enquanto Francisco obteve o 13º posto.

    Já no setor feminino, tivemos três surfistas portuguesas a vestirem a licra. Maria Salgado é a resistente ao ultrapassar com 100% de vitórias as duas baterias que surfou este sábado. A jovem surfista de Santa Cruz vai agora lutar por um lugar na final diante da gaulesa Sarah Leiceaga, que nos quartos-de-final eliminou a basca Janire Gonzalez Etxabarri, bicampeã europeia e última vencedora deste evento.

    Em 2022, Maria e Sarah defrontaram-se pela primeira vez numa fase 'woman-on-woman' no Pro Júnior europeu, com Leiceaga a levar a melhor nos quartos-de-final em La Torche.

    Do outro lado do quadro, a meia-final é composta pela basca Annette Gonzalez Extabarri, que eliminou Gabriela Dinis por 0,50 pts no último suspiro no confronto dos quartos, e a francesa Nahia Milhau. 

    Já Erica Máximo, atual campeã nacional Sub-20, foi eliminada na ronda 3. Gaby deixa Marrocos com um quinto lugar ao passo que Erica alcançou a 13ª posição.

    Esta domingo, a chamada para o dia das finais do Morocco Mall Junior Pro Casablanca está marcada para as 9h00 (hora de Portugal continental), num dia que poderá ter festa a dobrar para o surf português.

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Outras Notícias Relacionadas