Homepage
- Os australianos Jackson Baker e Isabella Nichols eliminaram Kikas e Teresa nos quartos-de-final, respetivamente.
-
Pensava-se que este domingo poderia ser o dia das finais, mas a verdade é que não foi desta que terminou o Sydney Surf Pro, a segunda etapa do circuito Challenger Series versão 2023.
No quinto dia consecutivo de competição na Praia de North Narrabeen, um total de 14 baterias foram colocadas na água. O deteriorar das condições com o avançar da jornada não permitiram o fecho da prova australiana. Neste momento, faltam apenas quatro de horas de surf para que tudo fique concluído, com a prova a estar parada na final feminina e nas meias-finais masculinas.
Quem já não vai estar representado nesse sprint final é o surf português. Resistentes da armada lusa da jornada transata, Teresa Bonvalot e Frederico Morais foram eliminados nos quartos-de-final do Sydney Surf Pro, obtendo assim o quinto posto no evento ao mesmo tempo que somaram pontos importantes na luta pela qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
A eliminação de Teresa determina assim que o Sydney Surf Pro vai ter uma nova campeã, uma vez que a última edição foi conquistada pela atual campeã nacional Open.
A surfista de 23 anos foi derrotada pela australiana e antiga top mundial Isabella Nichols. Bella foi mais forte desde a primeira troca de ondas e construiu o score combinado final de 16,20 pts, que meteu ao barulho duas notas na casa da excelência (8,03 pts e 8,17 pts), descartando ainda pelo meio um 7,00 pts. Por sua vez, Bonvalot somou 8,83 pts no adeus a um evento que lhe é muito querido.
Já Frederico Morais também não teve vida fácil no seu duelo dos quartos-de-final, onde tal como Teresa Bonvalot teve pela frente um originário da Austrália. Numa bateria entre antigos tops mundiais, Jackson Baker, foi superior e conseguiu mesmo o melhor score combinado dos quartos-de-final da prova masculina, com 14,83 pts contra os 9,04 pts do surfista luso, a quem ficou a faltar um backup mais robusto para ter outras possibilidades neste confronto. A melhor onda de Kikas foi de 6,57 pts, enquanto a segunda mais pontuada ficou-se nos 2,47 pts.
Apesar da eliminação, Frederico conseguiu em Narrabeen igualar o seu melhor desempenho numa etapa da Challenger Series, sendo esta a terceira ocasião que obtém um 5º lugar.
Nas meias-finais, Jackson Baker vai agora medir forças diante do norte-americano Cole Housmand, que tem sido uma das agradáveis surpresas deste evento. Na outra meia-final, teremos o confronto entre o 'aussie' Jacob Willcox e Marco Mignot, que é o atual campeão europeu da World Surf League e único surfista do Velho Continente ainda em competição.
Quanto à final feminina, está será disputada entre duas surfistas australianas e que até há poucas semanas integravam a divisão máxima do surf mundial: Isabella Nichols e Sally Fitzgibbons. Para qualquer uma delas será a primeira vitória das respetivas carreiras no circuito Challenger Series.
Para esta segunda-feira em North Narrabeen, espera-se uma subida do mar. A chamada está marcada para as 22h05 (hora de Portugal continental) para um possível início às 22h35. Recorde-se que o período de espera do Sydney Surf Pro estende-se até ao próximo dia 24 de maio.
Resultados oitavos-de-final final masculinos (Heats 5-8):
HEAT 5: Marco Mignot (FRA) 14.00 DEF. Justin Becret (FRA) 9.27
HEAT 6: Kade Matson (USA) 14.33 DEF. Eithan Osborne (USA) 3.06
HEAT 7: Jacob Willcox (AUS) 16.16 DEF. Taj Lindblad (USA) 15.17
HEAT 8: Morgan Cibilic (AUS) 15.96 DEF. Joan Duru (FRA) 12.30
Resultados quartos-de-finais femininos:HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 16.50 DEF. Alyssa Spencer (USA) 14.66
HEAT 2: Bella Kenworthy (USA) 15.43 DEF. Macy Callaghan (AUS) 9.40
HEAT 3: Isabella Nichols (AUS) 16.20 DEF. Teresa Bonvalot (POR) 8.83
HEAT 4: India Robinson (AUS) 12.66 DEF. Erin Brooks (CAN) 8.23
Resultados quartos-de-final masculinos:HEAT 1: Jackson Baker (AUS) 14.83 DEF. Frederico Morais (POR) 9.04
HEAT 2: Cole Houshmand (USA) 12.77 DEF. Marc Lacomare (FRA) 11.20
HEAT 3: Marco Mignot (FRA) 13.16 DEF. Kade Matson (USA) 8.47
HEAT 4: Jacob Willcox (AUS) 11.94 DEF. Morgan Cibilic (AUS) 9.54
Resultados meias-finais femininas:HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 10.83 DEF. Bella Kenworthy (USA) 8.86
HEAT 2: Isabella Nichols (AUS) 13.33 DEF. India Robinson (AUS) 4.37
Meias-finais masculinas:HEAT 1: Jackson Baker (AUS) vs. Cole Houshmand (USA)
HEAT 2: Marco Mignot (FRA) vs. Jacob Willcox (AUS)
Final feminina:HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Isabella Nichols (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram