Homepage
- Nomes como Jack Robinson, Kelly Slater e John John Florence já foram eliminados. No setor feminino, houve surpresa com a derrota de primeira de Tyler Wright, líder do ranking mundial na chegada ao Rancho.
-
O primeiro dia de competição do Surf Ranch Pro, sexta etapa do circuito mundial de surf de 2023 e a primeira pós-cut, foi bem longo na piscina de ondas artificias que é propriedade de Kelly Slater.
Ali, não houve surf de sol a sol, mas sim até à noite, naquela que foi uma novidade no formato da competição que está pela quarta vez no calendário do CT, a primeira desde 2021. A longa jornada culminou na definição do alinhamento das baterias respeitantes aos quartos-de-final do setor masculino e meias-finais para as senhoras.
Neste primeiro dia de prova na infraestrutura localizada na cidade californiana de Lemoore, tivemos nomes de vulto do Mundial a ficarem já pelo caminho.
Desde logo Jack Robinson, que regressou à competição após lesão, não evitou a eliminação de primeira na ronda de qualificação, composta por seis baterias de quarto surfistas, onde o vencedor seguia diretamente para os quartos-de-final, o segundo e terceiro classificados para a ronda noturna e o quarto classificado era desde logo eliminado.
Esta foi uma prestação decepcionante para 'Robbo', que foi uma das principais figuras da primeira metade da temporada.
A ronda inaugural foi complicada para as hostes australianas, pois Liam O'Brien e Callum Robson também não evitaram a despedida do evento norte-americano. O mesmo desfecho tiveram o brasileiro Caio Ibelli e os havaianos Barron Mamiya e Ian Gentil.
Os surfistas que garantiram desde logo o apuramento direto para os quartos-de-final foram o líder do ranking mundial João Chianca, Gabriel Medina, Leo Fioravanti, Ethan Ewing, Yago Dora, que conseguiu o melhor score combinado com 16,30 pts, e Filipe Toledo, o atual campeão do evento.
Depois, na sessão noturna, tivemos uma dúzia de surfistas na luta por dois lugares. Entre uma onda surfada para a direita e outra para esquerda, valeu a onda com a pontuação mais elevada.
Os mais fortes acabaram por ser Griffin Colapinto (8,77 pts para a direita) e Ítalo Ferreira (8,50 pts para a esquerda). Entre os eliminados, destaque claro para John John Florence, que fez a sua estreia no Surf Ranch Pro, Kanoa Igarashi e o dono da casa, Kelly Slater, que continua sem saborear a vitória na sua piscina. Os wildcards Jett Schilling e Cole Houshmand também ficaram pelo caminho.
Agora, nos quartos-de-final, já é garantido que pelo menos um surfista brasileiro vai estar nas meias-finais, dado o duelo entre João Chianca e Ítalo Ferreira. Os restantes embates são Griffin Colapinto vs Yago Dora, Leo Fioravanti vs Filipe Toledo e Gabriel Medina vs Ethan Ewing.
No setor feminino, a ronda de qualificação ficou marcada pela eliminação prematura de Tyler Wright. Líder do ranking mundial na chegada ao Surf Ranch, a mana de Mikey e Owen teve uma passagem fugaz por esta prova e assim vai perder a licra amarela.
As havaianas Bettylou Sakura Johnson e Gabriela Bryan ficaram igualmente fora de combate nesta fase, onde Carissa Moore, Tatiana Weston-Webb e Caroline Marks conseguiram desde logo o apuramento direto para as meias-finais.
À noite, havia um lugar em aberto para as meias-finais, tendo este sido agarrado pela rookie Caitlin Simmers, que tem revelado uma boa adaptação às ondas geradas no Rancho.
Debaixo da iluminação artificial, a vencedora do MEO Pro Portugal foi a única a entrar na casa da excelência, com uma esquerda que valeu 8,17 pts. Um desempenho que permitiu a Simmers eliminar duas antigas vencedoras da prova, Johanne Defay e Lakey Peterson, mas também as australianas Stephanie Gilmore, Molly Picklum e a wildcard Alyssa Spencer.
Nas meias-finais, a prodígio norte-americana vai defrontar a compatriota Caroline Marks, enquanto o outro duelo terá como protagonistas a havaiana Carissa Moore e a brasileira Tatiana Weston-Webb, que nos últimos tempos têm vindo a travar uma bonita rivalidade, com especial destaque para o confronto na finalíssima de Trestles em 2021, que valeu o quinto título mundial da carreira para Riss.
Este domingo serão conhecidos os vencedores da quarta edição do Surf Ranch Pro. Em prova, temos ainda oito surfistas do lado masculino e quatro entre as senhoras. O arranque da jornada de todas as decisões está previsto para as 18h00, hora de Portugal continental.
Meias-finais femininas:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) vs. Caitlin Simmers (USA)
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA)
Quartos-de-final masculino:HEAT 1: Griffin Colapinto (USA) vs. Yago Dora (BRA)
HEAT 2: Filipe Toledo (BRA) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) vs. Gabriel Medina (BRA)
HEAT 4: Joao Chianca (BRA) vs. Italo Ferreira (BRA)Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram