Homepage

  • Tops portuguesas não vacilam no dia da coroação de Yolanda Hopkins
    05 abril 2023
    arrow
  • Das 12 surfistas portuguesas que surfaram na ronda 2, metade seguiu em frente no evento que está a decorrer nas ondas da Praia do Paraíso/Tarquínio.
  • Uma vez terminada a ronda 3 do setor masculino do Caparica Surf Fest 2023, onde cinco surfistas portugueses rumaram à fase seguinte, tivemos ao início da tarde o reatamento da prova feminina, com a ida para a água da ronda 2.

    Aqui, tivemos uma dúzia de surfistas portuguesas em ação, sendo que metade conseguiu alcançar a terceira ronda de um campeonato em que o surf feminino lusa procura a 11ª vitória consecutiva no QS regional europeu.

    A primeira surfista lusa a carimbar a passagem a essa fase foi Teresa Bonvalot. A vencedora das últimas duas edições do Caparica Surf Fest começou da melhor maneira a defesa deste privilegiado estatuto, mas com.... uma prancha que não é sua.

    Teresa perdeu as chaves do seu automóvel, pelo que foi forçada a usar a prancha da jovem Lua Escudeiro, que também é orientada pelo seu treinador, Manuel Gameiro.

    E foi com uma prancha que não é da sua posse debaixo dos pés que Bonvalot fez o segundo melhor score combinado desta ronda, com 13,34 pts. Apenas a canária Lucia Machado conseguiu superar este registo ao averbar 13,43 pts.

    Para além de Teresa Bonvalot, mais  três surfistas portuguesas tiveram uma estreia vitoriosa nas ondas da Praia do Tarquínio/Paraíso: Mafalda Lopes, Yolanda Hopkins, que neste dia recebeu a taça de nova campeã da Europa da World Surf League (WSL), e Francisca Veselko, que pela primeira vez surfou em Portugal numa prova internacional como campeã mundial Júnior da WSL.

    Carolina Mendes não venceu, mas também garantiu a sua vaga na ronda 3. Como consequência dessa situação e da eliminação precoce de Ariane Ochoa e de Tessa Thyssen, duas surfistas que estavam na sua perseguição no ranking, Carol fechou desde já o apuramento para o circuito Challenger Series 2023, tornando-se na quarta surfista lusa a conseguir esse objetivo, depois de Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko.

    Na próxima ronda, Carolina Mendes estará envolvida num heat que terá a companhia de mais duas surfistas portuguesas: Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes. O alinhamento fica completo com a gaulesa Maud Le Car. 

    O lote de surfistas portuguesas apuradas para a ronda 3 ficou completo com Maria Salgado. À semelhança do que já havia sucedido na ronda anterior, foi com uma reviravolta nos últimos minutos do heat que a jovem surfista de 16 anos assegurou a continuidade na prova que há um ano marcou a sua estreia no QS regional europeu.

    Por sua vez, Camila Cardoso, Beatriz de la Fuente, Erica Máximo, Gabriela Dinis (atual líder do ranking nacional), Beatriz Costa e Maria Dias foram eliminadas da última prova da temporada de 2022/2023 do QS regional europeu. 

    O Caparica Surf Fest 2023 está de volta à água esta quinta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, a primeira chamada do dia acontecerá às 7h00 para um potencial início de ação às 7h32, com a colocação na água da ronda 4 do setor masculino. Só mais tarde as senhoras vão retomar a prova. 

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas