Homepage

  • Carissa Moore sobressai na definição dos quartos-de-final femininos em Bells
    10 abril 2023
    arrow
  • Riss esteve em evidência, mas o surf australiano está em maioria entre as oito melhores, colocando quatro surfistas nesta fase.
  • Pela primeira vez na sua 60ª edição, o Rip Curl Pro Bells Beach teve dois dias de ação consecutivos, nesta que é a quarta etapa do circuito mundial de surf de 2023.

    Um dia de competição mais curto em relação à véspera e no qual apenas foram realizados nove baterias às quais se juntou o 'Heritage Heat' que colocou frente a frente Tom Curren e Mark Occhilupo, dois antigos campeões mundiais de surf. 

    Os nove heats realizados foram respeitantes à totalidade da ronda 3 do setor feminino e ao heat inaugural dos oitavos-de-final da prova masculina.

    Bateria essa que deixou desde já uma certeza. João Chianca, vencedor do MEO Rip Curl Pro Portugal, não vai fazer duas vitórias consecutivas no CT, pois foi eliminado pelo sul-africano Matthew McGillivray, um triunfo bem importante para este na luta pela fuga ao cut.

    O dia em Bells foi nefasto para os vencedores em Supertubos, uma vez que Caitlin Simmers foi afastada por Isabella Nichols, que pela primeira vez alcançou os quartos-de-final de uma etapa do CT 2023. Caity foi a única top seed eliminada na ronda 3.

    No setor feminino, tivemos como grande figura da jornada a havaiana Carissa Moore. A campeã olímpica fez o melhor score combinado da ronda, com 14,06 pts, derrotando a wildcard local Kobie Enright, que somou a sua terceira aparição numa etapa da divisão máxima do surf mundial e sempre em Bells Beach.

    Com este triunfo, a cinco vezes campeã mundial assegurou desde já o seu lugar na segunda fase da temporada, juntando-se assim a Molly Picklum, a atual líder do ranking mundial.

    Nos quartos-de-final, Carissa tem agora encontro marcado com Tyler Wright, naquela que será uma reedição da final do ano passado, então com vitória da mana de Owen e Mikey Wright. A bicampeã mundial marcou encontro com Riss após ter levado a melhor sobre Gabriela Bryan.

    Nesta explosiva parte do quadro, quem também garantiu vaga nos 'quartos' foi a vigente campeã mundial Stephanie Gilmore. Num duelo entre veteranas do CT, foi apenas nos últimos minutos que Steph assegurou a vitória sobre Lakey Peterson, mantendo desta forma o seu registo imaculado no Rip Curl Pro Bells Beach, onde em todas as suas participações chegou sempre pelo menos aos quartos-de-final. Incrível! 

    A oponente da lendária surfista australiana, que chegou a Bells abaixo do cut, será a brasileira Tatiana Weston-Webb. Com uma reviravolta nos últimos instantes, Tati suplantou Courtney Conlogue, vingando assim a eliminação sofrida há um mês na Praia de Supertubos. Para Courtney, depois de ter feito um resultado importante em Peniche com chegada à final, sofre agora novo revés na tentativa de ficar acima do cut. A etapa de Margaret River será decisiva para a vice-campeã mundial em 2015 e 2016. 

    Outra surfista que venceu de virada já praticamente sobre a buzina foi Molly Picklum no seu embate diante da compatriota Sophie McCulloch, naquela que foi uma bateria decidida com scores combinados abaixo dos 10,00 pts. 

    Pickles vai agora ter pela frente prodígio havaiana Bettylou Sakura Johnson, autora da eliminação de Sally Fitzgibbons e com uma das melhoras ondas do dia (7,33 pts), a par da consagrada Carissa Moore.

    O elenco dos quartos-de-final fica completo com o duelo entre a já mencionada Isabella Nichols e Caroline Marks, que bateu a rookie Macy Callaghan.

    Por último, no 'Heritage Heat' que opôs Tom Curren e Mark Occhilupo, os dois antigos campeões mundiais ofereceram um bonito espetáculo, com a vitória no fim a pender para o lado de Occy. 13,80 pts deste face aos 12,84 pts averbados por Tom.

    Rip Curl Pro Bells Beach Occy vs. Curren Heritage Heat Results: 

    HEAT 1: Mark Occhilupo (AUS) 13.50 DEF. Tom Curren (USA) 12.84

    Rip Curl Pro Bells Beach Women's Round of 16 Results:

    HEAT 1: Isabella Nichols (AUS) 13.67 DEF. Caitlin Simmers (USA) 6.87
    HEAT 2: Caroline Marks (USA) 12.33 DEF. Macy Callaghan (AUS) 10.07
    HEAT 3: Molly Picklum (AUS) 8.70 DEF. Sophie McCulloch (AUS) 7.93
    HEAT 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 11.73 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 9.66
    HEAT 5: Carissa Moore (HAW) 14.06 DEF. Kobie Enright (AUS) 11.23
    HEAT 6: Tyler Wright (AUS) 12.17 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 10.10
    HEAT 7: Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.36 DEF. Courtney Conlogue (USA) 9.23
    HEAT 8: Stephanie Gilmore (AUS) 11.20 DEF. Lakey Peterson (USA) 11.00

    Rip Curl Pro Bells Beach Men's Round of 16 Results:

    HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) 10.43 DEF. Joao Chianca (BRA) 9.90

    Rip Curl Pro Bells Beach Men's Round of 16 Matchups (Heats 2-8):

    HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) vs. Gabriel Medina (BRA)
    HEAT 3: Filipe Toledo (BRA) vs. Jordy Smith (RSA)
    HEAT 4: Yago Dora (BRA) vs. Jackson Baker (AUS)
    HEAT 5: Xavier Huxtable (AUS) vs. Connor O'Leary (AUS)
    HEAT 6: Michael Rodrigues (BRA) vs. John John Florence (HAW)
    HEAT 7: Maxime Huscenot (FRA) vs. Ryan Callinan (AUS)
    HEAT 8: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Griffin Colapinto (USA)

    Rip Curl Pro Bells Beach Women's Quarterfinal Matchups:

    HEAT 1: Isabella Nichols (AUS) vs. Caroline Marks (USA)
    HEAT 2: Molly Picklum (AUS) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) vs. Tyler Wright (AUS)
    HEAT 4: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Stephanie Gilmore (AUS)

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram