Homepage


-
O 'tudo ou nada' de Guilherme Ribeiro na praia que conhece 'de trás para a frente'01 abril 2023

- Com vários surfistas franceses à sua frente no ranking europeu, Gui não se amedronta e faz aviso à navegação: "É para ganhar a todos."
-
Se no setor feminino do QS regional europeu 2022/2023 rapidamente tropeçamos em surfistas portuguesas no topo do ranking, há três nas quatro primeiras posições, a situação no setor masculino é bem diferente.
É preciso descer até ao 16º posto para encontrar o melhor surfista português, numa tabela onde os sete primeiros mais um wildcard garantem acesso ao circuito Challenger Series de 2023, o último degrau no caminho para marcar presença no circuito mundial de surf em 2024.
Esse competidor luso é Guilherme Ribeiro, que à sua frente tem uma armada francesa, nada que amedronte o vigente campeão nacional Open. "À minha frente estão imensos franceses, mas já venci todos eles em França. Na Liga MEO Surf, estão o Frederico Morais e o Vasco Ribeiro. Se consigo derrotá-los, também consigo ganhar a outros surfistas europeus", disse o vencedor do último Caraïbos Lacanau Pro, aquela que foi a sua primeira vitória da carreira no QS regional europeu.
Na missão de atingir a Challenger Series pela primeira vez na carreira, o campeão nacional Open em exercício tem uma última bala para disparar e logo no 'seu' Caparica Surf Fest, a prova que encerra o QS regional europeu versão 2022/2023. Como diz é o "tudo ou nada".
Natural da Costa, Gui vai procurar fazer história na onda que conhece "da trás para a frente e da frente para trás". Um resultado forte precisa-se na Praia do Paraíso/Tarquínio.
"O objetivo é mesmo a vitória. Para qualificar-me, essa posição deixa-me extremamente confortável. Quero muito que aconteça", confidenciou o surfista de 21 anos em conversa com os jornalistas à margem da conferência de imprensa de lançamento do Caparica Surf Fest 2023.
É "para ganhar a todos" e se possível com a marca de água que Guilherme tem vindo a assinar nos campeonatos que entra: as espantosas reviravoltas, como fez ainda há poucos dias na etapa inaugural da Liga MEO Surf 2023, o Allianz Figueira Pro, do qual saiu vencedor, no último suspiro.
É verdade. Adoro virar os heats à ultima. Adoro ter a prioridade no ultimo minuto e ter uma única oportunidade. Não quero, nem vou tremer. Estou muito confiante. Se tiver que ser à ultima, vai acontecer", afirmou Guilherme Ribeiro.
A atravessar um momento em que está "mais confortável do que nunca", o título nacional e a vitória na Figueira da Foz foram um "empurrão", Ribeiro diz que não está em "vantagem" face à concorrência por competir em casa, mas é "quase como se tivesse".
A missão está aí para ser levada a cabo e se for com muito apoio da sua "bolha' no areal do Tarquínio/Paraíso melhor. "Sou uma pessoa que está muito com a família e os amigos. Se tiver essa bolha à minha volta, vai dar-me uma força enorme. Gosto que todas as pessoas que estão ao meu redor venham à praia apoiar-me. Gosta dessa pressão deles", explica Gui.
Confidenciando que mudou o seu eu na segunda metade do último ano, Guilherme Ribeiro explica que mudanças operou no seu processo. Crescimento é a palavra mágica.
"Acho que é o meu crescimento. Acabei de fazer 21 anos. Por isso, tenho vindo a crescer. A ano passado não me fooco no meu mental e físico. A meio do ano fiz essa mudança que me deu o clique para os resultados começarem a acontecer. A vitoria em Lacanau e titulo nacional aconteceram depois dessa mudança", referiu o surfista da Caparica.
E para todo um crescimento são também importantes as viagens além-fronteiras, como aquela que fez no final de 2022 ao arquipélago do Havai.
"A viagem é investimento extra que fiz e vou continuar a fazer este ano. Sinto que não estou no meu máximo se não estiver focado em aprender e evoluir. Essas viagens dão-me a capacidade de evoluir não só como surfista, mas também como pessoa", assegura o atual líder do ranking nacional.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram