Homepage
- No setor feminino também ficou definida a mudança de comandante do ranking mundial. Após Margaret River, a licra amarela vai ficar na posse de Tyler Wright.
-
Na última madrugada em Portugal continental, o Margaret River Pro foi novamente para a água, naquele que foi o quarto dia consecutivo de competição no Main Break.
Desta vez, o foco da jornada esteve no surf feminino, tendo ficado desde já definido quais as 10 surfistas que conseguiram ficar dentro do cut.
Antes do início, havia cinco surfistas que já haviam conseguido esse importante objetivo: Molly Picklum, Carissa Moore, Tyler Wright, Caitlin Simmers e Tatiana Weston-Webb.
A estas juntaram-se a vigente campeã mundial Stephanie Gilmore, Gabriela Bryan, Lakey Peterson, Caroline Marks e Bettylou Sakura Johnson, que o ano passado havia ficado abaixo do cut.
Tudo começou a definir-se com a realização dos quatro heats em falta dos oitavos-de-final. Aí, Tyler Wright suplantou a francesa Johanne Defay, enquanto Stephanie Gilmore levou a melhor sobre Gabriela Bryan. A vitória confirmou o lugar de Steph dentro do cut, depois de um início de época titubeante para a mais laureada surfista da história.
Ainda nesta ronda, Sally Fitzgibbons venceu a jovem Caitlin Simmers e Caroline Marks afastou Brisa Hennessy, que assim ficou fora do cut. Um duro golpe para a surfista costarriquenha que em 2022 discutiu o título mundial na finalíssima de Trestles e fechou o ano no quinto posto do ranking mundial. Agora, terá novamente de passar pelo circuito Challenger Series, tal como fez em 2021, para regressar à principal divisão do surf mundial.
Nos quartos-de-final, não faltou emoção. Desde logo, a wildcard Bronte Macaulay continuou o seu percurso idílico no no Margaret River Pro, onde nos dois últimos anos ficou no terceiro posto. Completamente conectada com o Main Break, a antiga top mundial bateu a compatriota Molly Picklum. Um desfecho que leva Pickles a ter de ceder a licra amarela, símbolo de líder do ranking mundial, a Tyler Wright na próxima etapa, a disputar no Surf Ranch.
Num duelo que teve 10 títulos mundiais dentro de água, Tyler eliminou Stephanie Gilmore pelo segundo evento consecutivo. Quem também venceu o seu compromisso dos quartos-de-final foi Carissa Moore, com o incrível score combinado de 18,13 pts.
À primeira vista, pode pensar-se que Riss passeou no embate diante de Lakey Peterson, mas a verdade é que as coisas estiveram bem longe de serem fáceis. Outra vez de reviravolta, tal como já havia feito na ronda anterior diante contra a rookie Sophie McCulloch, foi com uma onda de 9,63 pts (com tubo pelo meio) que a campeã olímpica deu a volta ao texto nos últimos minutos.
"Pensei, esta é a minha última oportunidade, por isso vou tentar. É uma das melhores sensação quando nos conseguimos surpreender. Senti-me abençoada. Senti que o universo estava do meu lado. Durante todo o heat, a Lakey encostou-me às cordas. É difícil perder assim e não gosto de ver alguém que é minha amigo a ser derrotado desta forma", disse a cinco vezes campeão do mundo.
Para Lakey, ficou a consolação de ter conseguido assegurar a continuidade no CT, depois de ter chegado à West Oz abaixo do cut. Aliás, Peterson foi a única surfista conseguir saltar para dentro do cut nesta etapa.
Isto porque Sally Fitzgibbons perdeu nos quartos-de-final diante de Caroline Marks, o que faz com que pelo segundo ano consecutivo a campeã mundial da ISA em 2022 não tenha conseguido superar o cut. A dúvida que fica agora no ar é se Sally vai conseguir escapar a este desfecho graças a um wildcard, tal como ocorreu na época transata. Johanne Defay, que também falhou o cut e esteve afastada por lesão durante parte deste início de época, é outro dos nomes na corrida ao salvador wildcard.
Nas meias-finais, teremos os duelos Bronte Macaulay vs Carissa Moore e Tyler Wright vs Caroline Marks. Deste lote, apenas Carissa (2013 e 2014) e Tyler Wright (2016) sabem o que é vencer o Margaret River Pro.
Quanto à prova masculina, tivemos na água as oito baterias respeitantes aos oitavos-de-final. Não houve grandes surpresas nesta ronda. Entre as eliminações, o maior destaque vai para o afastamento de Ítalo Ferreira, que foi derrotado pelo australiano Ethan Ewing.
A performance do dia foi de John John Florence, com o score combinado de 16,93 pts. O surfista havaiano, que conseguiu uma onda de 9,43 pts, levou a melhor sobre Matthew McGillivray e tem agora encontro marcado nos quartos-de-final com Ethan Ewing, num duelo que promete fazer faísca no Main Break.
Gabriel Medina também esteve em evidência ao conseguir atingir os quartos-de-final pela primeira vez esta temporada.
Na ronda seguinte, o oponente será Filipe Toledo, que derrotou Jordy Smith, pelo que teremos um embate entre os últimos dois campeões mundiais. "Estou-me a sentir confiante neste evento. Recentemente, tenho estado focado na estratégia durante as baterias. Depois de um início de época morno, começo a sentir que estou de regresso, o que é uma boa sensação", confidenciou Medina.
Os restantes duelos serão João Chianca vs Connor O'Leary e Barron Mamiya contra Griffin Colapinto, que deixou pelo caminho Liam O'Brien, o surfista que fez com que Kelly Slater ficasse fora do cut.
Depois de quatro dias de ação consecutivos, o Margaret River Pro vai agora conhecer os primeiros lay days. De acordo com o site da World Surf League, a próxima chamada está apenas marcada para o início da madrugada de quarta-feira em Portugal continental.
Com o período de espera a prolongar-se até ao dia 30 de abril, a organização tem agora margem de manobra mais do que suficiente para escolher qual o dia das finais, o que a julgar pelas previsões deverá acontecer lá mais para o fim da janela de espera.
Resultados em falta Oitavos-de-final feminino:
HEAT 5: Tyler Wright (AUS) 16.16 DEF. Johanne Defay (FRA) 12.17
HEAT 6: Stephanie Gilmore (AUS) 14.83 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 14.40
HEAT 7: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.66 DEF. Caitlin Simmers (USA) 11.27
HEAT 8: Caroline Marks (USA) 17.27 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 12.77
Resultados oitavos-de-final masculino:HEAT 1: Filipe Toledo (BRA) 14.20 DEF. Jordy Smith (RSA) 13.80
HEAT 2: Gabriel Medina (BRA) 14.56 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 11.60
HEAT 3: Joao Chianca (BRA) 14.66 DEF. Callum Robson (AUS) 14.13
HEAT 4: Connor O'Leary (AUS) 12.86 DEF. Yago Dora (BRA) 10.10
HEAT 5: Griffin Colapinto (USA) 15.10 DEF. Liam O'Brien (AUS) 14.06
HEAT 6: Barron Mamiya (HAW) 13.10 DEF. Ryan Callinan (AUS) 10.33
HEAT 7: Ethan Ewing (AUS) 15.30 DEF. Italo Ferreira (BRA) 13.30
HEAT 8: John John Florence (HAW) 16.93 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 10.70Resultados quartos-de-final feminino:
HEAT 1: Bronte Macaulay (AUS) 11.04 DEF. Molly Picklum (AUS) 10.50
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) 18.13 DEF. Lakey Peterson (USA) 15.56
HEAT 3: Tyler Wright (AUS) 14.36 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 9.84
HEAT 4: Caroline Marks (USA) 16.50 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 9.66Quartos-de-final masculino:
HEAT 1: Filipe Toledo (BRA) vs. Gabriel Medina (BRA)
HEAT 2: Joao Chianca (BRA) vs. Connor O'Leary (AUS)
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Barron Mamiya (HAW)
HEAT 4: Ethan Ewing (AUS) vs. John John Florence (HAW)
Meias-finais femininas:HEAT 1: Bronte Macaulay (AUS) vs. Carissa Moore (HAW)
HEAT 2: Tyler Wright (AUS) vs. Caroline Marks (USA)Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram