Homepage

  • Mafalda Lopes vence o Caparica Surf Fest 2023!!
    08 abril 2023
    arrow
  • Já na prova masculina, houve vitória do francês Marco Mignot. O surfista francês derrotou Vasco Ribeiro na final e sagrou-se campeão europeu da WSL.
  • Chegou ao fim este sábado o Caparica Surf Fest 2023, derradeira etapa do circuito QS regional europeu 2022/2023 e que definiu as vagas do Velho Continente para o circuito Challenger Series 2023. 

    Num dia em que a Praia do Tarquínio/Paraíso entregou ondas bem mais pequenas face ao verificado durante esta semana, a jornada de todas as decisões demorou a arrancar, tendo sido necessárias duas chamadas.

    Tudo terminou com Portugal e França, as duas nações presentes nas finais, a dividirem os louros da vitória. Nas senhoras, o triunfo foi arrecadado por Mafalda Lopes, enquanto na prova masculina foi o francês Marco Mignot a levar a melhor.

    Neste dia de todas as decisões, quem gritou primeiro vitória foi uma surfista da casa: Mafalda Lopes. A jovem surfista portuguesa estreou-se a vencer no QS regional europeu num local muito especial para si. Para a história, fica igualmente a 11ª vitória consecutiva do surf feminino português neste circuito continental. Mafalda é a quinta surfista lusa a contribuir para esta esmagadora sequência.

    A competir diante do seu público, Mafalda venceu a meia dezena de heats que surfou durante o campeonato. No dia das finais, a empreitada começou com a vitória nas meias-finais sobre Francisca Veselko, atual campeã mundial Júnior da WSL, numa bateria marcada pelas pouquíssimas ondas que apareceram. Depois, no heat decisivo, a campeã do circuito Pro Júnior europeu em 2019 teve pela frente Pauline Ado, que nas meias-finais suplantou a campeã europeia Yolanda Hopkins.

    Não obstante Pauline ter saído por cima na primeira troca de ondas, Mafalda rapidamente ripostou com uma onda de 8,33 pts, o que permitiu agarrar a liderança que não mais viria a sair das suas mãos. Pauline, que venceu na Caparica em 2019, reagiu ao reduzir distâncias, mas Mafalda Lopes voltou a cravar uma onda na casa da excelência (8,00 pts), decidindo assim a final a seu favor. 

    A surfista da Caparica sucede assim a Teresa Bonvalot na lista de vencedoras do Caparica Surf Fest, tornando-se na quarta campeã deste evento. Num dia que jamais esquecerá, o único amargo de boca é o facto de Mafalda não ter conseguido a qualificação para a Challenger Series 2023, pelo que fica agora a aguardar por um wildcard para estar presente no circuito que permite lutar por um lugar no CT.

    Já no setor masculino, a festa foi francesa para desilusão dos portugueses presentes na Praia do Tarquínio/Paraíso. Marco Mignot suplantou Vasco Ribeiro após uma exibição intratável na final. O surfista francês, que pela primeira vez venceu um QS fora do seu país, alcançou o score combinado de 17,80 pts contra os 15,40 pts de Vasco, que durante parte da final esteve mesmo em situação de combinação.

    Um triunfo que permitiu a Mignot tornar-se campeão europeu da WSL pela primeira vez, sucedendo ao compatriota Maxime Huscenot.

    Quanto a Vasco Ribeiro, recordista de títulos nacionais Open, termina assim como vice-campeão o Caparica Surf Fest 2023, um evento em que foi um dos principais surfistas da prova, mostrando bom surf desde o primeiro heat que fez. Vasco saiu vencedor de cinco das seis baterias que surfou. Só ficou mesmo a faltar o remate final, nesta que foi a sua quarta final em provas europeias do QS.

     

     

     

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas