Homepage

  • John John Florence dá espetáculo em Margaret River e Kelly Slater entra a ganhar
    21 abril 2023
    arrow
  • Mais dois surfistas garantiram que vão ficar acima do cut após a ronda inaugural do Margaret River Pro.
  • Depois de uma jornada inaugural inteiramente dedicada ao setor feminino, o segundo dia de prova do Margaret River Pro só teve os homens na água. Um total de 16 baterias, correspondentes à ronda 1, foram realizadas, pelo que os efeitos do cut ainda não foram sentidos junto dos melhores surfistas do mundo.

    Numa jornada de score robustos, mas mais morna em termos de emoções fortes e que serviu de aquecimento para o que aí vem, grande parte dos surfistas em prova que estão debaixo da ameaça do cut conseguiram o apuramento direto para a ronda 3, entre os quais o competidor mais laureado da história da modalidade. 

    Kelly Slater não vacilou e entrou a vencer na West Oz, naquele que considerou um "dia perfeito" ao nível das condições do mar no Main Break de Margaret River. Com o score combinado de 14,17 pts, KS carimbou o apuramento direto para a ronda 3 ao suplantar João Chianca, líder do ranking mundial, bem como o wildcard Jack Thomas, que caiu para ronda de repescagem. "Soube bem aquela bateria. Foi bom. Usei uma prancha nova para aquele heat e senti-me muito melhor em comparação com a prancha que vinha a utilizar. Espero que consigamos apanhar mais ondas boas. Parece que é isso que irá suceder", disse o 11 vezes campeão mundial de surf.

    Slater esteve bem, mas o surfista do dia foi John John Florence. Vencedor por duas vezes deste evento (2017 e 2019), o surfista havaiano conseguiu o melhor score combinado de toda a jornada. Por algum motivo, diz que está num dos seus "locais favoritos no mundo". 

    Foram 17,93 pts (9,10 + 8,83) em 20 possíveis que deixaram sem reação Seth Moniz e Carlos Muñoz, numa excelente exibição protagonizada pelo bicampeão mundial, que pelo caminho descartou uma nota de 8,60 pts. "Neste heat, apenas surfei como pretendo. Ganhei um pouco de confiança com o meu resultado em Bells Beach (ndr: 3º lugar) e sinto que a minha temporada está agora no rumo certo. Estou a aquecer, a ganhar novamente confiança e a ficar confortável com meu equipamento", confidenciou o surfista que já conseguiu 41 (!) notas excelentes neste campeonato. 

    Entre os surfistas que estão em risco de serem cortados, Ezekiel Lau, Barron Mamiya e Kolohe Andino também estrearam-se com uma vitória em Margaret River e estão igualmente na ronda 3. Connor O'Leary também foi um dos vitoriosos da jornada às custas de Jordy Smith e de Michael Rodrigues. Este foi um triunfo importante para o surfista australiano, pois garantiu desde já a continuidade entre a elite mundial no que resta da temporada e em 2024. Também o sul-africano Matthew McGillivray assegurou a permanência no CT com a passagem à ronda 3. 

    Liam O'Brien foi outro dos 'aussies' a brilhar, com o segundo melhor score combinado do dia (16,07 pts), derrotando assim o campeão mundial Filipe Toledo e o vencedor dos trials Jerome Forrest. Já o recente campeão do CT de Bells Beach, Ethan Ewing, não venceu neste arranque, tendo sido o segundo classificado de um heat conquistado por Jackson Baker, outro sufista que está na corda bamba quanto ao cut. 

    Na armada brasileira, pese embora as derrotas de João Chianca e Filipe Toledo, Samuel Pupo e os antigos campeões mundiais Ítalo Ferreira e Gabriel Medina venceram os seus compromissos. Gabes foi mesmo um dos melhores surfistas da jornada. Sólido, Medina anotou o score combinado de 16,00 pts, que valeu uma vitória tranquila sobre os rookies Maxime Huscenot e Rio Waida.

    O surfista indonésio é um daqueles que não evitou a queda para a repescagem, onde vai estar no quarto e último heat dessa fase, medindo forças com Reef Heazelwood e Kanoa Igarashi, que também ainda não tem a questão do cut resolvida. Esta é a bateria de maior cartaz da fase que ditará as primeiras eliminações do Margaret River Pro. 

    A ronda de repescagem vai ser decisiva para Michael Rodrigues, uma vez que a eliminação ditará o fim da aventura do CT para o surfista brasileiro. Só um lugar entre os dois primeiros manterá vivas as esperanças do catarinense, que chegou à West Oz abaixo do cut. Os oponentes serão Callum Robson, que se for eliminado ficará em apuros, e Jarvis Earle, campeão mundial Júnior.

    Nota ainda para o facto de que Leo Fioravanti e Caio Ibelli, dois dos surfistas em melhor forma na primeira metade do ano, também estarem obrigados a passar pela repescagem.  

    Para este sábado, o mar vai subir em Margaret River e ao que tudo indica a ação vai desenrolar-se pelo terceiro dia consecutivo, numa jornada que se espera longa e emocionante. 

    Resultados Ronda 1 

    HEAT 1: Ezekiel Lau (HAW) 15.60 DEF. Ian Gentil (HAW) 13.10, Caio Ibelli (BRA) 10.10
    HEAT 2: Samuel Pupo (BRA) 14.73 DEF. Ryan Callinan (AUS) 12.40, Jacob Willcox (AUS) 12.00
    HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) 13.67 DEF. Nat Young (USA) 13.16, Reef Heazlewood (AUS) 11.10
    HEAT 4: Jackson Baker (AUS) 15.00 DEF. Ethan Ewing (AUS) 13.43, Jarvis Earle (AUS) 9.47
    HEAT 5: Liam O'Brien (AUS) 16.07 DEF. Filipe Toledo (BRA) 15.00, Jerome Forrest (AUS) 7.53
    HEAT 6: Kelly Slater (USA) 14.17 DEF. Joao Chianca (BRA) 13.84, Jack Thomas (AUS) 12.66
    HEAT 7: John John Florence (HAW) 17.93 DEF. Seth Moniz (HAW) 13.17, Carlos Munoz (CRC) 11.76
    HEAT 8: Kolohe Andino (USA) 13.50 DEF. Yago Dora (BRA) 12.96, Kanoa Igarashi (JPN) 11.23
    HEAT 9: Italo Ferreira (BRA) 13.94 DEF. Jake Marshall (USA) 13.93, Leonardo Fioravanti (ITA) 12.46
    HEAT 10: Gabriel Medina (BRA) 16.00 DEF. Maxime Huscenot (FRA) 12.23, Rio Waida (INA) 10.70
    HEAT 11: Connor O'Leary (AUS) 14.67 DEF. Jordy Smith (RSA) 10.66, Michael Rodrigues (BRA) 8.90
    HEAT 12: Barron Mamiya (HAW) 12.34 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 11.87, Callum Robson (AUS) 11.67

    Baterias da ronda de repescagem

    HEAT 1: Caio Ibelli (BRA) vs. Jacob Willcox (AUS) vs. Jack Thomas (AUS)
    HEAT 2: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Carlos Munoz (CRC) vs. Jerome Forrest (AUS)
    HEAT 3: Callum Robson (AUS) vs. Michael Rodrigues (BRA) vs. Jarvis Earle (AUS)
    HEAT 4: Rio Waida (INA) vs. Kanoa Igarashi (JPN) vs. Reef Heazlewood (AUS)

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas