Homepage

  • Ethan Ewing toca o sino pela primeira vez em Bells Beach
    11 abril 2023
    arrow
  • Este foi um triunfo emotivo para Ewing, uma vez que ocorre 40 anos depois da sua malograda mãe, Helen Lambert, ter igualmente vencido o Rip Curl Pro Bells Beach.
  • Se o surf australiano viveu um dia das finais de sonho na 60ª edição do Rip Curl Pro Bells Beach, monopolizando o lugar mais alto do pódio, tal situação deveu-se às performances de Tyler Wright e... Ethan Ewing.

    Pela primeira vez na carreira, o competidor de 24 anos saiu vencedor de um dos mais históricos eventos que integra o calendário do circuito mundial de surf. Este foi o segundo triunfo de Ethan no CT, depois da estreia a vencer em 2022 nas longas e poderosas direitas de Jeffreys Bay, na África do Sul.

    E em boa hora este saboroso triunfo surgiu para Ewing, pois vinha a protagonizar um início de temporada titubeante. Para além disso, esta vitória também tem um forte significado para o surfista australiano, pois ocorre 40 anos depois da sua malograda mãe, Helen Lambert, ter igualmente vencido esta prova.

    "É tão especial. Tenho pensado nisso desde que estou no CT. Era um grande objetivo e em homenagem queria deixá-la orgulhosa. Desde que me lembro que tinha o seu troféu ao lado da minha cama. Sempre sonhei em ter o meu nome nas escadarias junto ao da minha mãe. Digam à vossa mãe que a amam, uma vez que não sabemos aquilo que a vida pode reservar", disse o mais recente campeão em Bells Beach.

    Ethan foi o mais forte no longo dia final em Bells, onde teve de surfar quatro vezes até gritar vitória, tornando-se no primeiro surfista australiano a conseguir tamanha proeza desde Matt Wilkinson em 2016.

    Ewing começou por suplantar Gabriel Medina nos oitavos-de-final, o que ditou o quarto nono lugar consecutivo para Gabes em outras tantas etapas no CT 2023. Uma primeira metade de temporada aquém para o três vezes campeão do mundo.

    O cliente que se seguiu foi o sul-africano Matthew McGillivray, o que colocou número cinco mundial em 2022 num muito aguardado frente a frente diante de Filipe Toledo, que havia sido o responsável pelas eliminações de Jordy Smith e Jackson Baker.

    Num dos heats mais emocionantes de todo o campeonato, Ethan bateu o atual campeão do mundo com uma onda surfada já nos últimos cinco minutos da bateria. Um 8,43 pts, que ajudou a perfazer o score combinado de 15,93 pts contra os 14,30 pts de Toledo. Estava assim vingada a derrota na meia-final do ano passado e consumada a passagem de testemunho entre o último e o futuro vencedor em Bells Beach.

    Na final, também 100% australiana à semelhança do que ocorreu no setor feminino, Ethan Ewing foi desde o início superior a Ryan Callinan, que também teve uma campanha de méritos ao eliminar John John Florence, nas meias-finais, Griffin Colapinto, nos quartos-de-final, e Maxime Huscenot, nos oitavos.

    Na retina, fica aquele aéreo com rotação completa que permitiu a Ryan virar o jogo diante de John John, que conseguiu neste evento o seu melhor resultado do ano até ao momento. Desde 2018 que o colega de treinos e amigo de Frederico Morais não fazia uma final na divisão máxima do surf mundial.

    O dia foi festa rija para o surf australiano, mas no meio de toda esta euforia houve uma espinha encravada.

    A liderança do ranking mundial deixou de pertencer a Jack Robinson, que foi afastado na ronda 3, passando agora a estar na posse do brasileiro João Chianca, que pela primeira vez na carreira enverga a licra amarela. E há um ano, estava prestes a cair do CT por causa do cut. Como tudo mudou para Chumbinho...

    Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Final Results: 

    1 - Ethan Ewing (AUS) 14.50 
    2 -  Ryan Callinan (AUS) 11.00

    Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Semifinal Results:

    HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) 15.93 DEF. Filipe Toledo (BRA) 14.30
    HEAT 2: Ryan Callinan (AUS) 15.30 DEF. John John Florence (HAW) 12.26

    Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Quarterfinal Results: 

    HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) 13.43 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 12.67
    HEAT 2: Filipe Toledo (BRA) 15.00 DEF. Jackson Baker (AUS) 14.90
    HEAT 3: John John Florence (HAW) 14.17 DEF. Connor O'Leary (AUS) 11.44
    HEAT 4: Ryan Callinan (AUS) 11.23 DEF. Griffin Colapinto (USA) 11.10

    Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Round of 16 Results: 

    HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) 10.43 DEF. Joao Chianca (BRA) 9.90
    HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) 14.33 DEF. Gabriel Medina (BRA) 10.10
    HEAT 3: Filipe Toledo (BRA) 13.34 DEF. Jordy Smith (RSA) 11.86
    HEAT 4: Jackson Baker (AUS) 10.86 DEF. Yago Dora (BRA) 9.07
    HEAT 5: Connor O'Leary (AUS) 13.33 DEF. Xavier Huxtable (AUS) 11.80
    HEAT 6: John John Florence (HAW) 14.77 DEF. Michael Rodrigues (BRA) 14.10
    HEAT 7: Ryan Callinan (AUS) 13.63 DEF. Maxime Huscenot (FRA) 10.90
    HEAT 8: Griffin Colapinto (USA) 16.33 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 15.10

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram