Homepage

  • Yolanda Hopkins obtém 5º lugar no MEO Rip Curl Pro Portugal
    14 março 2023
    arrow
  • A recém-coroada campeã europeia foi eliminada nos quartos-de-final da prova que decorre na onda de Supertubos.
  • A manhã do potencial dia das finais na Praia de Supertubos marcaram o fim da participação lusa no MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2023.

    Yolanda Hopkins, que era a única surfista portuguesa em prova após as eliminações de Frederico Morais e Teresa Bonvalot, ficou pelo caminho nos quartos-de-final, obtendo o quinto posto no campeonato que decorre em Peniche, naquela que foi a sua primeira aparição na divisão máxima do surf mundial. Debaixo da égide da World Surf League (WSL), este é o melhor resultado de uma surfista portuguesa numa etapa do CT.

    A campeã nacional Open em 2019 foi eliminada pela australiana Macy Callaghan, numa reedição do duelo que já havia ocorrido o ano passado no EDP Vissla Pro Ericeira, onde também Macy já havia levado a melhor na caminhada rumo à vitória em Ribeira d'Ilhas. 

    Na disputa desta terça-feira, Yo saiu na frente, enquanto Callaghan esteve largos minutos sem surfar. Apenas iniciou o seu desempenho quando a bateria passou a ser prioritária (o formato heats sobrepostos está em vigor). Desta forma, foi já dentro do derradeiro quarto de hora que a rookie 'aussie' virou o rumo dos acontecimentos, chegando assim pela primeira vez aos quartos-de-final de uma etapa mundialista.

    Num heat de pontuações baixas, Macy terminou com o score combinado de 9,03 pts face aos 7,94 pts de Yolanda. Foi assim o adeus da recém-coroada campeã europeia a um evento onde aproveitou da melhor forma o wildcard concedido pela organização. 

    Ontem, Yolanda Hopkins espantou o mundo do surf ao eliminar Carissa Moore, uma das melhores surfistas de sempre. Uma vitória de prestígio e que permitiu à vice-campeã mundial ISA em 2021 igualar o resultado obtido num outro grande palco internacional, os Jogos Olímpicos.

    Para além do adeus de Yolanda, ficaram igualmente já definidas as meias-finais deste MEO Rip Curl Pro Portugal.

    De um lado do quadro vamos ter em confronto as estreantes Macy Callaghan e Caitlin Simmers, enquanto na outra semi-final teremos o duelo entre duas veteranas do CT: Courtney Conlogue e Tatiana Weston-Webb, que está a defender a vitória conquistada em Peniche há um ano.

    Nota para o facto de Tati ter eliminado Molly Picklum, que chegou a Portugal com a licra amarela e assim vai viajar para a Austrália natal, mas desta feita sem dividir a liderança do ranking com outra top mundial.

     

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram