Homepage
- No CT 2023, o MEO Rip Curl Pro Portugal é a única etapa do calendário que visita a Europa.
-
Como já manda a tradição, o hotel MH Peniche recebeu esta tarde a conferência de imprensa de lançamento do MEO Rip Curl Pro Portugal, aquela que é a terceira etapa do Championship Tour de 2023.
O período de espera da única etapa europeia da época decorrerá de 8 a 16 de março, com a primeira chamada a estar marcada para as 7h30 da próxima quarta-feira.
“É sempre uma alegria muito grande receber-vos e ver que é um evento que agrega tantas pessoas, pela relação que tem com o mar, natureza e meio ambiente. Continuamos a apostar muito nesta prova. É nossa ambição mantê-la durante muitos anos”, referiu Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
No ano passado, passaram mais de 100 mil pessoas pela Praia de Supertubos, durante o evento. Por isso, a aposta do Turismo de Portugal na modalidade só podia ter um balanço positivo.
“A Economia Azul passa também pelo surf e por tudo o resto que se move à sua volta. Move além de milhares de pessoas, milhares de euros. É muito importante para nós continuar a investir não só no produto turístico, mas também no posicionamento do destino”, disse Filipa Cardoso, em representação da comunicação do Turismo de Portugal.
“O surf é um dos principais eixos da comunicação de Portugal enquanto destino turístico. É indiscutível que Portugal tem vindo a ganhar notoriedade nesta vertente, assumindo-se neste momento como o principal destino de surf da Europa e um dos melhores a nível mundial", afirmou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, concluindo que o projeto 'Unwanted Shapes', desenvolvido em parceria com a MEO e a WSL, é emblemático para o desenvolvimento do surf em Portugal e como bandeira da sustentabilidade associada à prática da modalidade e no turismo.
A nova fase do projeto, 'Dare to Test', tem a ambição de desafiar a indústria mundial do surf a tornar-se ainda mais sustentável. "O grande objetivo é que daqui a uns anos, em 2028, todos os surfistas possam surfar nas pranchas do futuro. Este ano, é tempo de fazer uma prova cega para perceber qual das pranchas que estão a usar é feita de materiais sustentáveis e se é tão boa em termos de performance”, explicou Luísa Galindo, diretora de Marketing e Comunicação da MEO, sobre a nova fase do projeto.
Três portugueses em prova em Supertubos
Entre os 54 surfistas em prova, estão três portugueses: Teresa Bonvalot, que vai substituir a lesionada Johanne Defay (à semelhança do que já aconteceu nas duas primeiras etapas do CT), e os wildcards Frederico Morais e Yolanda Hopkins, esta última em estreia na divisão máxima do surf mundial.
“Sabe muito bem poder competir em casa, desta vez em Peniche, o que é algo novo para mim. Acredito que as coisas daqui para a frente vão ser diferentes. Continuo com vontade de querer mais. Com dedicação esforço e vontade tudo se vai alcançar”, disse Teresa Bonvalot.
Já Frederico Morais não esconde que é "ótimo estar de volta. Se há campeonato que tenho saudades é Supertubos, é competir em casa, junto dos portugueses. São momentos especiais. Adorava fazer história aqui, desta vez sem a pressão dos pontos, vamos ter boas ondas. O 'forecast' está sempre a mudar, mas acredito que vamos ser brindados com boas ondas”, acredita o top 10 mundial em 2021.
Quem também está de volta à Capital da Onda é Gabriel Medina. A última vez que o três vezes campeão do mundo esteve em Supertubos foi em 2019, sendo que dois anos antes venceu mesmo a etapa.
“Já tinha saudades de Portugal. Supertubos é uma onda de que gosto bastante, tenho bons amigos e estou feliz de estar de volta. São as melhores expetativas, estou à procura dos melhores resultados. Tenho relação de amor/ódio com Portugal, já tive bons momentos e momentos ruins, mas sempre tento melhorar quando estou cá”, disse o competidor brasileiro.
O CT está assim de regresso a Peniche, naquela que é a única etapa europeia de toda a temporada. "Isso traz uma importância redobrada para os portugueses e para nós em mantermos esta aposta. É graças ao MEO, Turismo de Portugal e municípios que conseguimos estar aqui, com os melhores surfistas do mundo”, referiu Francisco Spínola, diretor geral da WSL para a Europa, África e Médio Oriente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram