Homepage

  • João Chianca e Caitlin Simmers estreiam-se a vencer no CT em Peniche
    14 março 2023
    arrow
  • Na primeira vez que apareceram numa final no CT, João Chianca e Caitlin Simmers conseguiram sair vencedores.
  • Caiu o pano sobre o MEO Rip Curl Pro Portugal, a terceira etapa do circuito mundial de surf de 2023 e a única disputada no Velho Continente na presente temporada. 

    Em Supertubos, o dia das finais foi longo: foram realizados 22 heats, sempre com o formato heats sobrepostos (overlapping) em vigor até às finais. 

    Tudo culminou na vitória de dois nomes que nunca haviam vencido na Capital da Onda e no... CT. João Chianca e Caitlin Simmers. A nova geração reinou no mais famoso beach break do Oeste português através de dois vibrantes surfistas. 

    À primeira aparição numa final mundialista, Chumbinho entrou na galeria de vencedores de etapas do CT com uma final de sonho, onde Supertubos rugiu ao entregar muitos e bons cilindros. Foi mesmo mágico!

    O irmão do big rider Lucas Chumbo dominou o heat decisivo, servindo uma combinação durante largos minutos a Jack Robinson, que vinha a ter uma trajetória imaculada nos Super. Chianca esteve num nível acima com duas notas na casa da excelência que rubricaram o score combinado de 17,57 pts. "Surfei a bateria da minha vida", confidenciou o surfista brasileiro após a final. Isto já depois ter feito um score também acima de 17,00 pontos nas meias-finais, deixando Callum Robson apeado, o surfista que atingiu a nota perfeita neste campeonato.

    Com a vitória em Peniche, o quinto surfista brasileiro a conseguir tal proeza, João Chianca deu continuidade a um início de temporada em que está a vingar-se de há um ano ter sido 'engolido' pelo cut. Em três eventos já disputados, João nunca ficou abaixo do terceiro lugar e agora veio o prémio mais gordo.

    O surfista sul-americano vai chegar à Austrália no segundo posto de um ranking mundial que continua a ser comandado por Jack Robinson. Não sai de Peniche com os louros da vitória, mas sai com a licra amarela rumo à sua terra natal. Tal como Chianca, Robinson ainda não fez pior do que o terceiro posto neste início de temporada.

    Já na prova feminina, também tivemos uma estreia a vencer na divisão máxima do surf mundial. A prodigiosa Caitlin Simmers derrotou a compatriota Courtney Conlogue, naquele que foi um duelo entre californianas e diferentes gerações do surf norte-americano, o que representou uma espécie de passagem de testemunho dado o desfecho verificado em Supertubos.

    A veterana Courtney até começou na frente com uma onda de 9,00 pts, o que poderia ter abanado a jovem Caitlin de apenas 17 anos. Nada disso aconteceu! Com tranquilidade, Simmers deu a volta ao texto para cravar a primeira vitória na elite mundial na sua temporada de estreia no CT. Um verdadeiro conto de fadas!

    A Courtney Conlogue faltou um backup mais alto para tornar-se na primeira surfista a vencer a etapa portuguesa do CT em diferentes localizações (Cascais e Peniche).

    Ainda assim, a surfista de 30 anos deixa o nosso país com um resultado "crucial" nas suas palavras e que poderá representar um ponto de inflexão na fuga ao cut após uma perna havaiana onde havia perdido sempre de primeira.

     

     

     

     

    Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.

    Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas