Homepage


-
'Paciência', a chave do novo triunfo convincente de Kika Veselko em San Diego13 janeiro 2023

- A surfista de 19 anos não esconde que "seria fantástico" sagrar-se campeã mundial.
-
Única representante do surf português no Mundial Júnior da World Surf League (WSL), que decorre por estes dias nas ondas de Seaside Reef, na Califórnia, Francisca Veselko leva um registo 100% vitorioso.
Ontem, a jovem surfista portuguesa voltou a protagonizar uma performance convincente ao construir um dos melhores scores combinados da ronda 2 feminina, apurando-se para os quartos-de-final da prova norte-americana ao bater a japonesa Sara Wakita, curiosamente uma surfista que já havia defrontado e derrotado na ronda 1.
Francisca tem vindo a mostrar um surf muito sólido, de tal forma que Rosy Hodge, antiga top mundial e atual comentadora da WSL, aponta a surfista lusa como o 'dark horse' na corrida ao título mundial.
Depois de nova vitória, já em terra e aos microfones da WSL, a surfista de 19 anos explicou que a "paciência" foi a chave para ser bem-sucedida nesta segunda bateria que surfou em Seaside Reef.
"O início do heat foi bastante lento, mas sabia que tinha de ser paciente e esperar pelas maiores ondas do set. Foi isso que fiz e acabou por ser um bom heat", afirmou a competidora que vai agora medir forças com a prodígio canadiana Erin Brooks nos quartos-de-final.
Ao que tudo indica, esta sexta-feira será o dias das finais deste Mundial Júnior da WSL. Kika não esconde que "seria fantástico" sagrar-se campeã mundial, que a acontecer seria a primeira vez que o surf feminino português conseguiria tal título. "Parece que o mar vai estar um pouco maior em comparação com o dia anterior, no qual caiu um bocado. Vamos ver o que acontece".
Por último, a campeã nacional Open em 2021 foi ainda confrontada com uma pergunta algo bizzara. Se dada a sua costela norte-americana, também vai erguer a bandeira dos Estados Unidos, a famosa 'Stars and Stripes', no caso de obter a vitória final.
"Represento Portugal, mas o meu sangue está dividido. É 50% português e 50% norte-americano. O meu pai é norte-americano e a minha mãe é portuguesa. Em caso de vitória, primeiro irei erguer a bandeira portuguesa, não obstante também ser americana. Estou orgulhosa por poder representar ambos os países", explicou Francisca Veselko.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram