Homepage


-
'Orgulho', a palavra que define Ramzi Boukhiam à beira da estreia no CT31 janeiro 2023

- Ramzi Boukhiam colocou Marrocos e o mundo árabe pela primeira vez na divisão máxima do surf.
-
Em termos desportivos, a ponta final de 2022 foi histórica para Marrocos. No Mundial de Futebol do Qatar, a seleção marroquina tornou-se no primeiro conjunto africano em toda a história dos Mundiais a alcançar as meias-finais, vindo a terminar o mega evento no quarto posto, numa caminhada que deixou pelo caminho, entre outros, a seleção portuguesa.
Se Marrocos fez algo inédito no futebol, o mesmo aconteceu com o surf daquele país africano. Aí, o autor da inédita proeza foi Ramzi Boukhiam. Via Challenger Series, o surfista de 29 anos tornou-se no primeiro marroquino e árabe a obter a qualificação para o circuito mundial de surf. O feito foi consumado nas ondas de Haleiwa, no Havai.
É precisamente no arquipélago havaiano que Boukhiam está por estes dias, a fim de dar início à sua temporada de rookie no CT e logo em Pipeline, a onda rainha do surf mundial.
"Se existisse uma palavra para definir aquilo que sinto neste momento é orgulho. Estou extremamente orgulhoso por representar o meu país e elevar a bandeira de Marrocos o mais alto que consigo", disse o goofy marroquino.
A estreia como surfista a tempo inteiro do CT pode acontecer já esta quarta-feira, dia em que o Billabong Pro Pipeline deverá ser colocado na água pela primeira vez, mas nos últimos dias o vice-campeão mundial Júnior da WSL em 2013, final perdida para Gabriel Medina, não se livrou de um susto.
Boukhiam sofreu uma pequena lesão durante uma sessão de free surf, pelo que chegou a circular o rumor de que o surfista de 29 anos poderia falhar a presença em Pipe, abrindo assim a porta à chamada do costarriquenho Carlos Muñoz.
"Tenho uma pequena lesão, mas estou confiante. O meu médico veio de França para trabalhar comigo. Vou ultrapassar esta situação. Tenho treinado muito e estou super entusiasmado", garante.
Nesta sua primeira aparição no CT de Pipeline, o surfista que vai envergar a licra com o número 52 terá como oponentes o brasileiro Caio Ibelli e nada mais, nada menos do que o atual campeão em título desta etapa e recordista de vitórias do evento: o lendário Kelly Slater.
Curiosamente, Kelly foi o surfista que eliminou Ramzi aquando da sua primeira presença numa etapa do CT, o Quiksilver Pro France de 2011.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram