Homepage


-
Jarvis Earle, o outro protagonista do título mundial em San Diego16 janeiro 2023

- Foi já na segunda metade de 2022 que Earl começou a surgir em grande plano nas competições internacionais.
-
Cronulla produziu para o surf mundial nomes como Mark Occhilupo, Richard “Dog” Marsh ou Connor O’Leary. Mas há um novo nome a surgir na lista de ilustres conhecidos nesta famosa praia dos subúrbios de Sydney. Jarvis Earle, o novo menino bonito do surf australiano e novo campeão mundial júnior da WSL.
Face ao enorme feito de Kika Veselko nas ondas de San Diego, o triunfo de Jarvis Earle ficou-se pela atenção mediática internacional, escapando um pouco aos holofotes dos fãs do surf nacional. Mas a verdade é que, tal como Kika, também o jovem australiano, de apenas 18 anos, esteve em grande plano em Seaside Reef.
Este foi o primeiro grande momento de uma carreira promissora, de um jovem que é uma das muitas “vítimas” da pandemia e que só agora começa a dar passos largos rumo ao estrelato. Foi já na segunda metade do último ano que Earle começou a conseguir resultados mais vistosos, para rumar à Califórnia como wildcard e firmar o seu nome entre as estrelas que estão a posto para brilhar no futuro do surf mundial.
Franzino, mas detentor de um surf ágil e explosivo, Earle foi o primeiro australiano a ser campeão mundial júnior em 2016. O jovem goofy quebrou o jejum aussie e candidatou-se à liderar a nova fornada de jovens talentos vindos da Down Under, que prometem renovar a face do surf australiano, com Ewing e Jack Robinson como líderes.
O primeiro grande sinal foi dado em junho do ano passado, em Krui, na Indonésia, quando conseguiu terminar no 3.º posto de um QS muito concorrido e onde foi derrotado nas meias-finais pelo ex-top mundial Jesse Mendes. Nesse mesmo campeonato foi vice-campeã da prova júnior. Era apenas a primeira prova do seu potencial.
Meses mais tarde foi a Taiwan conquistar a primeira vitória da carreira a nível da WSL, num QS3000. Isto depois de uma carreira júnior sem qualquer triunfo. E como não há duas sem três, Earle provou ser polivalente, fechando o ano civil como 2.º no famoso QS australiano que decorreu na piscina de ondas de Melbourne.
Agora, com vaga garantida nas Challenger Series 2023, onde se vai estrear, Jarvis Earle tem tudo para continuar a progredir e a impressionar tudo e todos. Um nome que promete dar ainda mais que falar ao longo dos próximos anos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram