Homepage


-
QS 2023 começa com triunfo indonésio nas Filipinas26 janeiro 2023

- Do lado feminino o triunfo foi da japonesa Shino Matsuda.
-
Terminou esta quinta-feira a primeira prova de 2023 de WQS, com os melhores surfistas asiáticos a competirem pela primeira vez em La Union, nas Filipinas. E após um ano em que a Indonésia fez história com a chegada do primeiro surfista ao CT, através de Rio Waida, este novo ano começou igualmente em grande para os indonésios, com um triunfo na prova masculina, enquanto as surfistas japonesas dominaram a prova feminina.
Com a prova masculina a permitir aos talentos locais testarem-se frente a surfistas indonésios e japoneses, algo que já acontecia na onda de Cloud 9, a verdade é que foi Ketut Agus, o surfista indonésio que já havia ficado perto de garantir a qualificação olímpica para Tóquio’2020, a fazer a festa final.
Nos quartos-de-final Ketut Agus teve de superar um dos compatriotas mais experientes, vencendo esse duelo com Oney Anwar por apenas 0,35 pontos. Seguiu-se um triunfo nas meias-finais frente ao filipino Rogelio Jr. Esquievel, que foi o melhor surfista da casa nesta prova e que já havia carimbado o triunfo na competição de longboard ali também disputada esta semana com o carimbo da WSL.
Na grande final deste QS3000 Agus enfrentou um talentoso jovem japonês que começa a dar os primeiros sinais positivos no QS, Tenshi Iwami, de apenas 17 anos, que chegou à final após uma meia-final frente ao compatriota Keijiro Nishi. No duelo decisivo o surfista indonésio não deu qualquer hipótese ao rival, somando 18,25 pontos, contra somente 13,20 de Iwami.
Do lado feminino, o Japão colocou três surfistas nas meias-finais, sendo a indonésia Kailani Johnson a única “intrusa” na discussão do título. Contudo, a experiência de Shino Matsuda acabou por ser decisiva, após uma final em que bateu a compatriota Anon Matsuoka, com 15,50 pontos contra 13,10 da adversária.
Na prova de longboard, além do já referido triunfo do “polivalente” Rogelio Jr Esquievel, destaque ainda para a vitória da japonesa Natsumi Taoka na prova feminina.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram