Homepage


-
Ação em Pipeline arranca nos próximos dias30 janeiro 2023

- Primeiro dia ficou marcada por lay day devido ao forte vento onshore.
-
A ação em Pipeline pode estar prestes a começar para a primeira etapa do ano no CT 2023. As previsões apontam para que esta segunda-feira ou terça-feira seja o dia inaugural da prova havaiana, depois de o período de espera se ter iniciado este domingo. Dessa forma, a organização vai fazer uma nova chamada esta segunda-feira pelas 17H30 em Portugal Continental.
Depois de a janela de espera abrir com um lay day, fruto da ação do vento forte onshore, os surfistas já têm os olhos colados à possibilidade de irem hoje para a água ou na pior das hipóteses amanhã. Isto porque o vento deverá rodar para offshore a meio desta segunda-feira, sendo esperadas ondas acima dos 2 metros.
Este domingo as previsões apontavam para a entrada de uma ondulação acima dos 20 pés, mas há muito que se previa que o vento onshore não ia facilitar o começo da competição. Dessa forma, resta esperar que o offshore entre e as condições se alinhem. Isto numa altura em que as previsões mostram que o vento poderá mudar novamente de direção na tarde de terça-feira.
“Hoje temos um dia muito ventoso, por isso vamos votar amanhã para fazer nova chamada”, começou por dizer Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL. “O importante aqui é o vento. Sabemos que há uma hipótese de ele virar na segunda-feira à tarde ou na terça. Por isso, sabemos que as boas condições estão a caminho e vamos manter-nos atentos a isso”, frisou.
Dessa forma, a competição até poderá nem arrancar logo pela manhã, prevendo-se um dia marcado por várias chamadas. Caso a organização decida arrancar esta segunda-feira e com a prova feminina em primeiro lugar, a portuguesa Teresa Bonvalot vai estar em ação logo no primeiro heat do campeonato, onde enfrenta a brasileira Tatiana Weston-Webb e a norte-americana Caroline Marks, ambas antigas vice-campeãs mundiais.
Em relação ao resto da janela, na quarta-feira o vento vai rodar ligeiramente, enquanto na quinta-feira o vento offshore parece soprar durante todo o dia, embora com a ondulação mais pequena. Ainda assim, apesar da instabilidade que parece marcar a primeira semana de prova, a janela de espera ainda se prolonga até 10 de janeiro.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram