Homepage


-
Xavier Huxtable e Nyxie Ryan vencem na URBNSURF12 dezembro 2022

- QS australiano recebeu a última prova da WSL no ano civil de 2022.
-
Fez-se história, no passado sábado, no circuito WQS da WSL, com a realização do primeiro evento em ondas artificiais neste circuito. Foi na URBNSURF de Melbourne que aconteceu um QS1000 do WQS australiano, que foi também o último evento do ano civil no calendário da WSL.
Com a juventude australiana a marcar presença em força nesta prova, os triunfos acabaram por sorrir a Xavier Huxtable e Nyxie Ryan, dois dos mais promissores talentos do surf australiano. Isto numa prova que foi realizada em apenas um dia e que contou com quase 100 surfistas em competição.
No lado masculino, Huxtable esteve em grande forma desde o início do evento, dominando todas as rondas. Apenas nas meias-finais, o melhor registo pertenceu a Jarvis Earle, atual líder do QS australiano. Nesta fase a grande surpresa foi a eliminação do antigo top mundial Soli Bailey.
Na final disputada a quatro foram estes os dois grandes protagonistas, com Xavier Huxtable a levar a melhor, com 17,40 pontos contra 16,74. Tully Wylie (14,60) e Mike Clayton-Brown (13,56) completaram o pódio, fechando a prova no 3.º e 4.º posto respetivamente.
Um desfecho que permitiu a Earle manter-se na liderança do ranking, com Marlon Harrison na vice-liderança, enquanto Clayton-Brown surge no 3.º posto e Xavier Huxtable no 4.º, todos bem lançados para conseguirem uma vaga no circuito Challenger Series de 2023.
Já na prova feminina, algumas das surfistas mais experientes caíram logo de primeira, como foi o caso de Philippa Anderson. A juventude tomou conta da ação, com destaque para Mia Huppatz, que foi colecionando notas excelentes. Contudo, na final, os 16,70 pontos de Nyxie Ryan levaram a melhor, perante os 15,74 de Ellie Harrison, 14 de Huppatz e 13,10 de Sage Goldsbury.
Com este resultado, Elli Harrison cimentou a liderança do ranking feminino do QS australiano, onde a neozelandesa Paige Hareb é vice-líder e Mia Huppatz 3.ª classificada. Com este triunfo Ryan subiu ao 10.º posto do ranking.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram