Homepage


-
De Tiago Pires a Nic von Rupp, passando por Johanne Defay, as reações à qualificação de 'Mad Max'02 dezembro 2022

- Pela primeira vez na carreira, Maxime Huscenot atingiu a divisão máxima do surf mundial.
-
No final do circuito Challenger Series 2022, que termina esta sexta-feira em Haleiwa, haverá 10 surfistas no setor masculino que conseguiram carimbar a qualificação para a divisão máxima do surf mundial, o Championship Tour (CT).
Para uns será o regresso à elite mundial, já outros terão o privilégio de estar pela primeira vez a tempo inteiro no Dream Tour. Um dos rookies será Maxime Huscenot, que volta a colocar a França no elenco do CT masculino, depois de um ano sem ninguém na sequência das saídas de cena dos veteranos Michel Bourez e Jeremy Flores.
O campeão mundial Júnior em 2009 também é um veterano, mas do circuito mundial de qualificação. Por um punhado de vezes bateu na trave, com desaires no Havai, mas agora na mesma latitude chegou a devida recompensa para o atual campeão europeu da World Surf League (WSL), sucedendo a Vasco Ribeiro nesse trono continental.
Surfista muito querido principalmente no seio da turma europeia que corre o mundo no circuito mundial de qualificação, o feito de 'Mad Max' não passou despercebido a muitos. Como tal, na rede social Instagram, foram diversas as mensagens de parabéns que surgiram após esta proeza alcançada no Haleiwa Challenger.
Desde logo, a Federação Francesa de Surf congratulou o que este competidor de 30 anos conseguiu: "Todas as felicitações para o Maxime, que tornou-se no oitavo francês a atingir o CT."
Já Johanne Defay, única representante de França no CT em 2022, também mostrou-se feliz com a notícia que chegou do North Shore da ilha havaiana de Oahu. "Um outro francês no Tour. Parabéns Maxime", disse a top mundial que no CT de Peniche, em março último, suspirava por não haver mais compatriotas no circuito mundial de surf, bem como pelo facto do 'hexágono' já não fazer parte do mapa do Dream Tour.
"Sim Maxime. Parabéns pela qualificação e a época que fizeste. Viajar compensa sempre. Que venha 2023", disse a antiga top mundial Pauline Ado.
"Parabéns Mad Max", escreveu Leo Fioravanti, também ele um dos surfistas que conseguiu via Challenger Series 2022 o passaporte para o CT do ano que vem.
No que toca a Portugal, Nic von Rupp afirmou: "A melhor notícia do ano. Estou muito feliz por ti Maxime." Já Tiago Pires, o primeiro surfista português a qualificar-se para o CT, disse: "Boas notícias. Parabéns, Maxime. Muito contente por ti."
Por último, o atual selecionador nacional David Raimundo também escreveu bonitas palavras. "Parabéns por esta proeza. Provavelmente um dos maiores trabalhadores da nossa modalidade. É tão merecido! Parabéns, Maxime."
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram