Homepage


-
Já está qualificado para o CT 2023, mas Rio Waida continua pela Challenger Series: 'Adoro o modo competição'01 novembro 2022

- O surfista indonésio considera que 'ganhar ou perder é igual', mas a evolução é que nunca pode faltar.
-
Foi nas ondas de Ribeira d'Ilhas, palco do EDP Vissla Pro Ericeira, que Rio Waida sentenciou algo de inédito para o surf de competição indonésio. Tornou-se no primeiro surfista originário daquele país asiático a assegurar a qualificação para a divisão máxima do surf mundial, o Championship Tour (CT).
Uma proeza alcançada de forma antecipada no competitivo circuito Challenger Series e que foi sustentada por um desempenho de excelência. Das cinco etapas já realizadas, Rio venceu duas delas (Sydney e Ballito) e de forma consecutiva.
O objetivo a que se propôs foi conseguido com nota máxima, mas isso não significa que Waida vá baixar a guarda até ao final do circuito. A sua natureza competitiva e de evolução permanente não permite tal situação, pelo que apresenta-se ao serviço no Saquarema Pro, sexta e penúltima etapa da Challenger Series 2022, que começou esta terça-feira na icónica Praia de Itaúna.
Através da sua página oficial na rede social Instagram, o surfista de 22 anos revelou as motivações que levam a continuar a vestir a licra, uma vez estando já metido no CT 2023.
"Todos me perguntam sobre o mesmo. Se já estou qualificado, porque razão continuo a competir? Adoro estar ocupado, continuar a aprender e colocar-me no modo competição", começou por dizer o surfista que representou a Indonésia nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, onde alcançou o nono posto.
Apesar de considerar que "ganhar ou perder é igual", o atual segundo classificado do ranking masculino da Challenger Series não esconde que deseja "melhorar" e "ficar mais forte a cada dia que passa".
O novo exame chega já no heat inaugural do dia em que o Saquarema Pro for retomado. Rio Waida estará inserido numa bateria multicultural, pois dentro de água vão estar quatros surfistas de diferentes continentes. Os adversários do já histórico Rio são o francês Joan Duru, o sul-africano Shane Sykes e o brasileiro Heitor Mueller.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram