Homepage


-
Quais os surfistas que já venceram em Haleiwa e vão estar em prova?30 novembro 2022

- No elenco de luxo da prova havaiana, podemos encontrar um pouco de tudo. Desde antigos campeões mundiais a vencedores da emblemática Triple Crown, mas também quatro surfistas que já conheceram o sabor da vitória em Haleiwa.
-
Haleiwa é uma das ondas mais conhecidas do North Shore de Oahu. Durante anos a fio, fez parte da mítica Triple Crown havaiana, o histórico troféu que, entretanto, parece ter sido vetado ao esquecimento, por entre uma pandemia e a aposta no digital.
Atualmente, o agora batizado Haleiwa Challenger, outrora Hawaiian Pro, faz parte do calendário da Challenger Series, o último degrau na escadaria de acesso ao Championship Tour (CT). Tem honras de ser a última etapa deste competitivo circuito, pelo que volta a desempenhar um papel crucial para todos aqueles ambicionam estar entre a elite do surf mundial.
Este ano, teremos um total de 128 surfistas em prova. 80 do lado masculino e 48 do lado feminino. Competidores que vão disputar os famosos heats a quatro de Haleiwa, com a duração de 30 minutos e tanto em jogo. A prova havaiana ganha ainda um toque mais especial, pois para além de todos aqueles que querem obter a qualificação para o CT, os heat draws contam com a presença de um punhado de tops mundiais. Uma situação que reabre o debate se estes surfistas devem ou não estar num campeonato em que está em cima da mesa a qualificação para o CT, pois podem ter influência direta nas contas desses competidores.
Polémicas à parte, a verdade é que o campeonato que ontem arrancou, com ondas de alta qualidade, conta com um elenco de luxo. Do melhor que já se viu na ainda curta história da Challenger Series.
Nesta turma de pergaminhos, podemos encontrar um pouco de tudo. Antigos campeões mundiais (juniores incluídos) e vencedores da emblemática Triple Crown, mas também quatro surfistas que já conheceram o sabor da vitória em Haleiwa, algo que por exemplo o GOAT Kelly Slater nunca experienciou.
Os vitoriosos são poucos, mas bons, sendo que todos eles já integraram o CT em dado momento das respetivas carreiras. Entre este restritíssimo lote, está um surfista português.
Precisamente, um dos competidores que já sabe o que é ganhar nesta potente direita havaiana é Frederico Morais. Tudo aconteceu em 2019, fez recentemente três anos, quando Kikas arrecadou um triunfo que veio a revelar-se vital nas contas da qualificação para o CT. Contas essas que na altura eram bem mais simples do aquelas que Frederico tem agora em mão. O top 10 mundial em 2021 precisa de repetir em Haleiwa a gloriosa gesta de há três voltas ao sol atrás, mas também está dependente do resultado de terceiros.
Para além de Morais, há um outro surfista europeu em prova, que já saiu em ombros do mar de Haleiwa. Falamos do veterano Michel Bourez, que sempre teve nesta onda um dos destinos em que obteve maior sucesso. O 'Espartano' já venceu este campeonato por duas ocasiões: 2008 e 2013. Agora, vive um momento de bem menor fulgor na carreira, depois de ter saltado fora do CT no fim de 2021.
Curiosamente depois de ter ultrapassado a ronda 1 do Haleiwa Challenger, Bourez terá em Frederico Morais um dos três rivais no heat da ronda 2.
Os restantes laureados presentes são da casa e os atuais campeões em título do Haleiwa Challenger. Comecemos pela jovem Bettylou Sakura Johnson, que triunfou há um ano na onda que conhece como ninguém, selando ali mesmo no CT pela primeira vez.
Depois, também temos John John Florence. O bicampeão mundial, que está de regresso à competição após lesão, já venceu por duas ocasiões em Haleiwa. Caso repita a gracinha protagonizada há um ano, John John conseguirá algo que desde o século passado não ocorre. O mesmo surfista vencer por dois anos consecutivos esta prestigiante prova. O último a conseguir tal proeza foi o antigo campeão mundial Mark Richards em 1985 e 1986.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram